IHRU vai investir 2,8 milhões para disponibilizar 3.500 casas com rendas acessíveis em Almada

O IHRU vai investir 2,8 milhões de euros para reabilitar e construir casas com rendas acessíveis para mais de 9.000 pessoas em Almada.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai investir 2,8 milhões de euros para a reabilitação e construção de 3.500 casas com rendas acessíveis em Almada. Estas habitações vão nascer em terrenos do próprio IHRU e estão previstas no Projeto Habitacional de Almada Poente.

O Conselho de Ministros refere, em comunicado, que “reconhece como de manifesto interesse público o projeto urbanístico denominado Projeto Habitacional de Almada Poente, a implementar em terrenos do IHRU, situados no Plano Integrado de Almada, com vista à disponibilização de oferta pública de habitação a custos acessíveis”.

Estes terrenos têm capacidade para 3.500 habitações e “permitirão alojar mais de 9.000 pessoas”, refere o documento. Uma vez que se trata de um “projeto de grande escala”, a sua implementação vai ser faseada, sendo que a primeira fase vai acontecer nos terrenos que correspondem à consolidação da malha urbana existente.

Para levar a cabo este projeto, o Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um investimento de 2,8 milhões de euros por parte do IHRU, “com vista à realização dos projetos de edificação e de loteamento relativos à primeira fase de desenvolvimento”, do projeto.

O Plano de Urbanização de Almada Poente está protocolado entre o IHRU e a Câmara de Almada. Prevê a oferta de usos mistos, “encorajando a vertente terciária (comércio, serviços e equipamentos) em associação com a componente residencial”, refere a proposta do modelo de intervenção.

(Notícia atualizada às 14h16 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IHRU vai investir 2,8 milhões para disponibilizar 3.500 casas com rendas acessíveis em Almada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião