Eleições: Centro de cibersegurança planeia ações de sensibilização com partidos

  • Lusa
  • 21 Julho 2019

O CNCS está a preparar ações de sensibilização com os responsáveis de campanha dos partidos concorrentes às eleições legislativas de outubro.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a planear fazer ações de sensibilização em matéria de cibersegurança em eleições com os responsáveis de campanha dos partidos concorrentes às legislativas de outubro, afirmou à Lusa fonte do CNCS. A exemplo do que aconteceu noutras eleições, o centro terá uma sala de situação e acompanhamento para o dia das legislativas, 6 de outubro.

Com a sala de situação a funcionar – existe uma na sede do centro de cibersegurança, em Lisboa – é possível dar uma resposta mais rápida a reagir a um eventual incidente ou ataque cibernético.

Além das ações de sensibilização com deputados, e outra em preparação com os responsáveis de campanha dos partidos, está igualmente a ser planeada a distribuição de um documento ou manual de boas práticas em cibersegurança. O CNCS está, também, a planear ações de sensibilização ao cidadão, nas redes sociais, com especial enfoque na desinformação, fenómeno a que podem estar associadas as chamadas fake news e que preocupa da União Europeia (UE).

Nas eleições europeias de 26 de maio, o CNCS “não registou incidentes” associados “ao período de pré-campanha, campanha e eleições”. O CERT.PT, serviço do CNCS que coordena a resposta a incidentes de cibersegurança, envolvendo entidades estatais, operadores de serviços essenciais, de infraestruturas e de serviços digitais, “não registou incidentes que tenham sido associados ao período de pré-campanha, campanha e eleições propriamente ditos”, lê-se numa resposta dada à Lusa pelo Centro Nacional de cibersegurança.

Antes das europeias, o CNCS fez, em abril, um exercício nacional para testar eventuais incidentes no ciberespaço, no âmbito do processo eleitoral.

Comentários ({{ total }})

Eleições: Centro de cibersegurança planeia ações de sensibilização com partidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião