Nacionalistas belgas oferecem região da Wallonia a Trump por 1 euro

  • ECO
  • 23 Agosto 2019

Donald Trump não conseguiu convencer dinamarqueses a venderem a ilha da Gronelândia, mas na Bélgica há quem queira vender uma região ao presidente americano. E por apenas um euro.

Donald Trump não conseguiu convencer os dinamarqueses a venderem a ilha da Gronelândia, mas na Bélgica há quem queira vender uma região ao Presidente norte-americano por uma pechincha.

A juventude do partido da direita nacionalista New Flemish Alliance (Nova Aliança Flamenga) propôs a venda da região “francesa” da Wallonia aos EUA por apenas um euro, adianta o site Politico (acesso livre).

A iniciativa surge depois de Donald Trump ter confirmado esta semana que estava interessado em comprar a Gronelândia e o tema estava mesmo na agenda que ia levar na bagagem durante a sua visita oficial à Dinamarca. Entretanto, o Presidente norte-americano adiou a viagem depois de a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, ter considerado a ideia absurda.

Com o negócio da Gronelândia falhado, a Juventude New Flemish Alliance, que defende a separação do estado Flamengo da Bélgica, deixou outra proposta a Trump: “Querido Presidente, um euro e a Wallonia é sua. Ligue-nos“, escreveram no Twitter.

“Estamos a falar de jovens que estão na brincadeira, e os líderes do partido não pensam da mesma forma”, reagiu o antigo presidente do Senado belga, Christine Defraigne, do francês Mouvement Réformateur.

Também do lado francês, Catherine Fonck, do Humanist Democratic Centre, lamentou a iniciativa dos jovens da New Flemish Alliance, referindo que “a sua visão do futuro e da sociedade é má e egoísta”.

“Não tínhamos absolutamente nenhuma mensagem política com isso e não queríamos provocar nada. Foi uma brincadeira, em resposta aos acontecimentos do dia, de uma perspetiva jovem”, explicou depois o presidente da Jota da New Flemish Alliance, Lawrence Vancraeyenest.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nacionalistas belgas oferecem região da Wallonia a Trump por 1 euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião