Trump deixa recado a Guterres. ONU deveria fazer “todos os Estados-membros pagar”

Na sequência de notícias a indicar dificuldades financeiras das Nações Unidas, o presidente norte-americano lembra que todos os países que fazem parte da organização deveriam contribuir.

Um alerta de António Guterres para a falta de dinheiro da Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu, em troca, um recado de Donald Trump. O presidente norte-americano respondeu com a reivindicação já muitas vezes expressa de que todos os países deveriam pagar, não apenas os Estados Unidos.

O secretário-geral da ONU avisou que a organização tem um défice financeiro na ordem dos 230 milhões de dólares e que pode ficar sem dinheiro até ao fim deste mês. Trump reiterou que, para resolver o problema, a ONU deveria “fazer todos os Estados-membros pagar, não só os Estados Unidos”, num tweet publicado na sua conta oficial.

Donald Trump tem vindo a criticar o funcionamento da ONU, nomeadamente as diferenças nas contribuições dos países para a organização. As intervenções do presidente norte-americano têm pedido, por isso, uma reavaliação dos montantes a transferir por cada membro.

A missiva de Guterres, onde são explicados os problemas que a organização atravessa, é uma carta interna enviada aos trabalhadores. No documento, o secretário-geral da ONU adiantou que estavam a ser consideradas medidas para garantir o pagamento de salários até ao final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump deixa recado a Guterres. ONU deveria fazer “todos os Estados-membros pagar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião