Puigdemont entregou-se às autoridades em Bruxelas mas saiu em liberdade e sem fiança

O ex-presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, apresentou-se perante as autoridades belgas, em resposta ao mandato de detenção europeu.

O ex-presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, apresentou-se perante as autoridades belgas, em resposta ao mandato de captura europeu, adianta o Europa Press (acesso livre, conteúdo em espanhol). Puigdemont foi acompanhado pelos seus advogados.

Depois de aparecer, Puigdemont saiu em liberdade e sem fiança, apesar de com avisos. “O juiz libertou-me com algumas advertências, como não sair do país sem informar sua permissão”, disse o antigo presidente da Catalunha aos jornalistas, à saída. Os procedimentos vão continuar, mas ainda não há datas para os próximos passos a tomar no processo.

No início desta semana, o Supremo Tribunal espanhol condenou nove líderes separatistas catalães a penas entre nove e 13 anos de prisão. Foi também reativado o mandado de detenção europeu para Puigdemont, para que o ex-presidente do executivo regional​ fique sob custódia das autoridades de Madrid.

Carles Puigdemont vive em exílio autoimposto, na Bélgica, depois de ter proclamado e suspenso a independência da região em meados de outubro de 2017, na sequência desse referendo, que não é reconhecido por Madrid. Desde então, chegou a ser detido na Alemanha em março de 2018. Mas foi libertado em abril, sob fiança.

As condenações dos dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha, em 2017, motivaram uma onda de protestos, que já se prolonga desde o início desta semana. Na sequência das manifestações já houve detenções e feridos, nomeadamente devido a confrontos entre os independentistas e grupos de extrema-direita.

Em conjunto com os protestos, esta sexta-feira realiza-se também uma greve geral na Catalunha. Foram cancelados vários voos no aeroporto de Barcelona, e a Seat decidiu fazer uma paragem técnica na fábrica de Martorell, que entretanto já alargou também para as instalações na Zona Franca e em El Prat de Llobregat.

Várias estradas da Catalunha, entre as quais uma próxima da fronteira entre Espanha e França, foram cortadas por grupos de manifestantes. Devido às manifestações, artérias na cidade de Barcelona foram já parcialmente fechadas à circulação, e o trânsito será restringido em alguns locais.

(Notícia atualizada às 9h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Puigdemont entregou-se às autoridades em Bruxelas mas saiu em liberdade e sem fiança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião