Espanha emite mandato de captura europeu contra Carles Puigdemont

Atualmente em exílio na Bélgica, Carles Puigdemont poderá ser detido ao abrigo de um mandato de captura europeu emitido esta segunda-feira pelo Supremo Tribunal espanhol.

O Supremo Tribunal de Espanha emitiu um mandato de captura europeu contra o independentista catalão Carles Puigdemont, uma medida que surge no dia da condenação de nove líderes separatistas catalães envolvidos no referendo à independência da Catalunha em outubro de 2017. A notícia foi avançada pela Reuters.

Carles Puigdemont vive em exílio autoimposto, na Bélgica, depois de ter proclamado –e suspenso — a independência da região em meados de outubro de 2017, na sequência desse referendo, que não é reconhecido por Madrid. Desde então, chegou a ser detido na Alemanha em março de 2018. Mas foi libertado em abril, sob fiança.

Esta não é a primeira vez que a justiça espanhola tenta capturar Carles Puigdemont. Em julho de 2018, Espanha emitiu um mandato de captura semelhante, mas que não chegou a produzir efeitos. Ao contrário dos nove líderes separatistas, Puigdemont não foi julgado esta segunda-feira porque Espanha não julga pessoas à revelia.

O novo mandato de captura arrisca exaltar ainda mais os ânimos na Catalunha. Centenas de independentistas cortaram esta segunda-feira algumas avenidas de Barcelona e concentraram-se em algumas zonas da cidade, num protesto contra as condenações dos dirigentes independentistas.

(Notícia atualizada às 13h39 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha emite mandato de captura europeu contra Carles Puigdemont

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião