Gulbenkian fecha venda da Partex aos tailandeses PTTEP por 555 milhões

Fundação Calouste Gulbenkian concluiu o processo de venda da Partex por 555 milhões de euros.

A Fundação Calouste Gulbenkian concluiu o processo de venda da Partex à PTTEP, uma empresa tailandesa, cotada em Bolsa, que integra os índices Dow Jones Sustainability. Negócio rendeu 622 milhões de dólares, cerca de 555 milhões de euros.

Este anúncio fecha em definitivo o processo de alienação da Partex à PTT Exploration and Production (PTTEP), empresa pública tailandesa de exploração e produção de petróleo, mais de quatro meses após a assinatura do contrato de compra e venda.

“Depois do acordo de venda, assinado a 17 de junho deste ano, e obtidas todas as autorizações necessárias, foram hoje assinados os documentos finais que permitem a esta prestigiada empresa tailandesa de exploração e produção de petróleo assumir o controlo da Partex, valorizando a sua história, a elevada qualidade do seu portefólio e a solidez da sua gestão e dos seus colaboradores”, dá conta a Fundação Calouste Gulbenkian em comunicado divulgado nesta segunda-feira.

Relativamente a este negócio, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian diz “que permitirá o crescimento e expansão da Partex e a sua entrada num novo ciclo de desenvolvimento“. De salientar que o comprador opera desde 1985, tendo mais de 40 projetos petrolíferos em 15 países espalhados pelo mundo.

Do ponto de vista do vendedor, esta alienação representa um desinvestimento num ativo que representava cerca de 18% dos seus investimentos totais, permitindo agora “alinhar a Fundação com a visão de futuro sustentável que partilha com outras grandes fundações internacionais”, é dado ainda nota.

A mudança de mãos dos ativos do setor do petróleo detidos até agora pela fundação criada por Calouste Gulbenkian prevê a manutenção da gestão e os colaboradores da empresa, bem como o escritório em Lisboa e a marca Partex.

(Notícia atualizada às 12h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gulbenkian fecha venda da Partex aos tailandeses PTTEP por 555 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião