INE espanhol vai “espiar” telemóveis… para a estatística

  • ECO
  • 18 Novembro 2019

O INE espanhol vai começar a rastrear os telemóveis dos cidadãos. Quer saber onde estão e como se deslocam, para efeitos de estatística, mas a ação está a causa polémica.

Praticamente todas as pessoas têm telemóvel. Por isso, não há melhor forma de monitorizar onde estão os cidadãos, mas também como se deslocam, de onde e para onde, do que através do rastreio desses equipamentos. É isso mesmo que o INE espanhol vai começar a fazer, para efeitos de estatística.

A análise vai ser feita em oito dias diferentes, ao longo dos próximos meses. Serão alguns dias já este mês, outros em dezembro, julho e agosto do próximo ano, altura em que o gabinete de estatística de Madrid irá agregar a informação para melhor compreender a concentração dos cidadãos em determinadas regiões. E também para compreender os fluxos diários.

A relevância estatística da informação é compreensível, mas o método está a gerar críticas. O INE vai pagar às operadoras meio milhão de euros pelo posicionamento dos telemóveis, mas levantam-se dúvidas sobre a que dados vai, efetivamente, ter acesso. Há cidadãos que duvidam da legalidade, mas o INE desvaloriza.

“As operadoras não irão facilitar dados individuais sobre os números de telefone, nem sobre os titulares dos terminais, pelo que em caso algum o INE poderá saber a posição de um terminal em específico”, diz o gabinete de estatística espanhol, citado pelo El Economista.

Além disso, o INE lembra que “será uma análise estatística realizada, como todas as outras, à luz da lei, que garante o segredo estatístico e cumpre com todos os requisitos da proteção de dados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE espanhol vai “espiar” telemóveis… para a estatística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião