AXA investe biliões em Verde e abandona o carvão

  • ECO Seguros
  • 28 Novembro 2019

A seguradora AXA anunciou que pretende duplicar o seu objetivo em investimento verde até atingir os 24 mil milhões de euros em 2023 e vai deixar de investir na indústria do carvão.

No âmbito do “AXA Climate Impact Day”, um evento organizado pela AXA em colaboração com os Princípios das Nações Unidas para o Seguro Sustentável, a seguradora anunciou no seu site o lançamento de uma nova fase na sua “estratégia climática”.

O objetivo é acelerar a transição para uma economia mais sustentável, cumprindo o Acordo de Paris. Entre as medidas anunciadas encontra-se o reforço da política de desinvestimento para sair totalmente da indústria do carvão até 2030 nos países da OCDE e da União Europeia e, em seguida, no resto do mundo até 2040.

A seguradora afirmou que também investirá em “títulos de transição”, uma classe de ativos inovadora, concebida pelos gestores de investimento da AXA para apoiar as empresas que adotam modelos de negócio com menos carbono. Essa ferramenta complementa os “títulos verdes”, projetados para financiar projetos que já são “verdes”.

Em dezembro lançará uma nova ferramenta, a “FastCat”, um serviço de assistência paramétrica que será vendido como parte de contratos de seguro em todo o mundo e terá alertas meteorológicos e avaliação em tempo real para clientes que enfrentam perigos de desastres naturais, como inundações, terremotos, ciclones e incêndios.

Com 171 mil empregados, a AXA opera em 61 países e tem 105 milhões de clientes. As suas raízes estão numa mutualista de seguros fundada em 1958, na região francesa da Normandia. Depois de terá atravessado algumas dificuldades, em 2010 definiu uma nova estratégia onde a prioridade deixou de ser a presença em todo o lado, mas sim onde o negócio criasse valor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AXA investe biliões em Verde e abandona o carvão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião