Hoje nas notícias: Costa, Prio e hospitais

  • ECO
  • 18 Dezembro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Para o primeiro-ministro, não há motivos para que os partidos de esquerda não aprovem o Orçamento do Estado para 2020 que foi apresentado no início desta semana. A Prio quer entrar no projeto para produzir hidrogénio em Sines, tendo já marcado uma reunião com o secretário de Estado da Energia. O Tribunal de Contas calcula que a parceria público-privada do Hospital de Vila Franca de Xira permitiu uma poupança de cerca de 30 milhões de euros. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

“Não é de esquerda promover défices nem aumentar dívida”, diz Costa

António Costa não vê razão para que a esquerda não aprove o Orçamento do Estado para 2020, uma vez que dá “continuidade” às políticas da legislatura anterior. Ainda assim, o primeiro-ministro abre espaço para negociações no Parlamento no sentido de melhorar a proposta orçamental. Uma proposta que prevê um excedente de 0,2% do PIB, algo que não será um desconforto para os partidos da esquerda, afirma o chefe do Governo.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Prio quer entrar no projeto para produzir hidrogénio em Sines

A Prio está interessada em fazer parte do consórcio anunciado pelo Governo para instalar uma unidade de produção de hidrogénio em Sines. O presidente executivo da empresa diz que vê “com bons olhos o projeto”, e adiantou que já tem agendada uma reunião com o secretário de Estado da Energia, João Galamba, para discutir o assunto e manifestar o interesse.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

PPP de Vila Franca de Xira permitiu poupança de 30 milhões

O Hospital de Vila Franca de Xira, gerido em regime de Parceria Público-Privada (PPP), permitiu ao Estado uma poupança estimada de 30 milhões de euros entre 2013 e 2017 face aos custos estimados na gestão pública, conclui um relatório de auditoria do Tribunal de Contas. O contrato entre o Grupo José de Mello Saúde e o Estado vai terminar em maio de 2021 e o Tribunal de Contas diz que a escolha do novo modelo de gestão terá de ser fundamentada.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Estado quer hospitais a cobrar por doentes que são abandonados

A cada dia que passa, cerca de mil pessoas que recebem alta de um hospital encontram-se sem sítio para onde ir. O Estado quer que os hospitais passem a cobrar pelos doentes que, quando estão nesta situação, acabam por ser abandonados.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Suspeita de “vigarice” nas quotas perturba campanha do PSD

Foram pagas cerca de 110 quotas em dois dias na concelhia de Boticas, o que levantou suspeitas no PSD. O diretor de campanha de um dos candidatos a líder do PSD, Luís Montenegro, decidiu pedir a intervenção do conselho de jurisdição nacional do partido, para que se pronuncie sobre este caso, que dizem temer que possa baralhar as contas.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Costa, Prio e hospitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião