Sistema de saúde português é “dos melhores do mundo”, diz o ministro da Economia

  • Lusa
  • 18 Dezembro 2019

O ministro da Economia enalteceu a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano em matéria de saúde por introduzir um “reforço orçamental” no setor.

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, defendeu esta quarta-feira que o setor da saúde português é “dos melhores do mundo”.

“Temos que ter orgulho e satisfação em termos sido capazes de oferecer aos nossos concidadão um sistema de saúde que é dos melhores do mundo”, disse o ministro, em Lisboa, na cerimónia de assinatura de um protocolo para promover a oferta de turismo médico em Portugal.

Na ocasião, o governante defendeu que, para atrair cidadãos de outros países para cuidados de saúde, os portugueses “têm de ser dos primeiros a acreditar que o sistema de saúde é dos melhores do mundo” e promover o país nesses termos.

O ministro destacou ainda a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano em matéria de saúde, por introduzir um “reforço orçamental” no setor, e enalteceu o turismo médico como fator de crescimento da economia.

Por sua vez, a secretaria de Estado do Turismo, Rita Marques, considerou o turismo médico uma “aposta muito certeira para o turismo”, e lembrou que o protocolo assinado esta quarta-feira surge na sequência do estudo de um grupo de trabalho interministerial, criado em 2016, que concluiu que Portugal “tem valências muito importantes” nessa área e que existe capacidade dos quadros técnicos para dar resposta a essa nova aposta do turismo.

O protocolo foi assinado por representantes do Turismo de Portugal, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP, da Health Cluster Portugal e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

Nesse documento, é descrito o turismo médico como vetor potencial de competitividade do setor e estabelecido o objetivo de atingir um volume de negócios anual superior a 100 milhões de euros com o turismo médico.

“Considerando que o trabalho já desenvolvido no âmbito do Turismo Médico, no qual é reconhecido que o Grupo José de Mello Saúde/CUF, o Grupo Luz Saúde e o Grupo Lusíadas têm apresentado e promovido a oferta de Turismo Médico em Portugal, é passível de ser alargado a outros prestadores, nomeadamente associados do Health Cluster Portugal e da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada”, lê-se no protocolo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sistema de saúde português é “dos melhores do mundo”, diz o ministro da Economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião