Linhas de comboios do Norte, Douro e Vouga já foram restabelecidas após tempestades

  • Lusa
  • 22 Dezembro 2019

As Linhas do Douro e do Vouga (que foram interrompidas devido ao mau tempo) já estão restabelecidas. Na Linha do Norte ainda há limitações, mas também já há condições para restabelecer a circulação.

A Infraestruturas de Portugal disse este domingo que com a descida do nível de água há condições para restabelecer a circulação dos comboios na Linha do Norte, ainda que com limitações, aguardando-se informações da CP sobre o retomar da operação. Segundo a gestora da rede ferroviária, “devido ao abaixamento do nível da água foi possível restabelecer a circulação de comboios entre Ameal Sul e Alfarelos”, na Linha do Norte, que faz a ligação entre Porto e Lisboa.

Contudo, a circulação terá de acontecer com limitações, processando-se em ambos os sentidos através de uma via e com limitação de velocidade de 30 quilómetros por hora entre os quilómetros 200 e 198. Contactada a CP – Comboios de Portugal, fonte oficial disse à Lusa que será divulgada informação esta tarde sobre o restabelecimento da circulação.

A circulação dos comboios de longo curso (serviços Intercidades e Alfa Pendular) da Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto, tem estado suspensa devido à subida do nível das águas da Bacia do Mondego que submergiu o troço entre Alfarelos e Ameal Sul.

Esta é a linha que falta depois de a circulação de comboios entre a Régua e Marco de Canaveses, na Linha do Douro, ter sido restabelecida. De acordo com a IP, a circulação — que estava suspensa devido à queda de uma barreira e uma pedra de grandes dimensões ao quilómetro 89,1 entre Ermida e Rede — foi restabelecida pelas 10h30 após “a remoção da pedra e limpeza dos detritos”.

Também na Linha do Vouga a circulação entre Sernada do Vouga e Macinhata foi restabelecida às 00h00, acrescenta a IP, em comunicado. A circulação ferroviária foi afetada pelas condições climatéricas adversas que se têm feito sentir nos últimos dias, principalmente na região norte e centro do país.

Os fortes efeitos do mau tempo, que se fazem sentir desde quarta-feira, já provocaram dois mortos, um desaparecido, deixaram 144 pessoas desalojadas e 320 pessoas deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.200 ocorrências no continente português, na maioria inundações e quedas de árvore.

O mau tempo provocado pela depressão Elsa, entre quarta e sexta-feira, a que se juntou o impacto da depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária, bem como danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

No balanço realizado às 20h00 de sábado, a Proteção Civil indicou que a situação mais complicada continuava a ser a registada no distrito de Coimbra, sublinhando que os rios Mondego e Tejo (na zona de Constância) se encontram em alerta vermelho.

Viseu e Vila Real são os mais afetados pela falta de luz

Os distritos de Viseu e de Vila Real são os mais afetados com falhas de eletricidade, informou a EDP Distribuição. Em declarações à agência Lusa, a diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio, adiantou que estes são os distritos mais afetados pelas falhas de energia elétrica, “devido à chuva e às rajadas de vento”, mas ressalvou que não é possível precisar o número de pessoas afetadas.

“Nós conseguimos resolver as situações que decorreram da depressão Elsa, mas, entretanto, tivemos o Fabien e a rede ainda está debilitada”, apontou. Fernanda Bonifácio referiu ainda que nalgumas zonas do país, nomeadamente no distrito de Coimbra, foi necessário desligar postos de distribuição devido às situações de cheia que se registaram.

Contudo, a responsável de comunicação da EDP ressalvou que “as equipas continuam no terreno a avaliar todos os estragos”, apesar das “dificuldades de movimentação”. A EDP tem previsto para domingo, pelas 15h00, um novo ponto de situação sobre os constrangimentos originados pela depressão Fabien na rede de abastecimento de eletricidade, adiantou.

O IPMA já havia alertado para os efeitos da depressão Fabien, em especial no Norte e no Centro, estando previstos intensos períodos de chuva e vento forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir 90 km/hora no litoral norte e centro e 140 km/hora nas terras altas.

Prevê-se que estes efeitos vão diminuindo e que se registe uma melhoria gradual do estado do tempo a partir deste domingo. Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar até às 12h de domingo em aviso vermelho, devido à agitação marítima.

(Notícia atualizada às 14h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linhas de comboios do Norte, Douro e Vouga já foram restabelecidas após tempestades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião