Bloco e Chega são os que mais sobem nas intenções de voto. PS em queda desde as eleições

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2020

Se as eleições fossem agora, o PS continuaria a vencer as eleições, ainda que com menos votos. Bloco de Esquerda e Chega são os que mais sobem. Chegada de "Chicão" dá gás ao CDS.

O Partido Socialista (PS) continua a cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. O Barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã (link indisponível) e para o Jornal de Negócios (acesso condicionado) indica ainda que o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes e que a chegada de Francisco Rodrigues dos Santos dá gás ao CDS-PP.

De acordo com a projeção, o PS reúne 31,1% dos votos contra 23,8% do Partido Social Democrata (PSD). O partido de Rui Rio regista assim, a maior queda face a janeiro — menos dois pontos –, interrompendo ciclo de recuperação apontado pelas últimas sondagens da Intercampus. O Bloco é terceira força política com maior peso, superando a marca dos 13%, — mais precisamente 13,2% e registando quase o dobro das intenções de voto do quarto classificado, o Chega.

O partido de André Ventura mantém o ritmo de crescimento, para 6,9%, embora tenha abrandado (agora subiu 0,7 pontos), ainda assim, ultrapassou pela primeira vez a CDU (coligação do PCP com o PEV), com 6,3%. Destaque ainda para o crescimento do CDS que com a chegada de “Chicão” subiu 1,6 pontos percentuais para 3,5% do CDS-PP.

O PAN recuou de 6% para 5,4%; o Iniciativa Liberal surge em penúltimo lugar das intenções de voto com 2,9% e o Livre desceu um ponto, depois de perder a única deputada eleita, ficando em último lugar com 0,8% das intenções de voto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco e Chega são os que mais sobem nas intenções de voto. PS em queda desde as eleições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião