Hospitais privados reclamam ao Estado “pagamento imediato” de dívidas

  • ECO
  • 26 Março 2020

Os hospitais privados estão a exigir o pagamento das dívidas que o Estado tem em atraso. O Ministério da Defesa Nacional admite que tem por liquidar 60 milhões de euros.

Na altura em que o país entrou na fase de mitigação da pandemia, chamando os hospitais privados para o combate ao vírus, estes estão a pedir ao Estado que liquide o pagamento das dívidas que tem em atraso para com estas unidades hospitalares, avança o Público. O montante diz respeito a vários anos de serviços prestados, sendo que o Ministério da Defesa Nacional reconhece que tem em dívida cerca de 60 milhões de euros.

Numa carta enviada por email pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) ao Ministério da Saúde, ADSE e ao Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), é pedido que se proceda ao “pagamento imediato” das dívidas. A associação fala do impacto do coronavírus e afirma que é “é absolutamente essencial que neste momento o Estado assuma as suas responsabilidades financeiras”.

O Ministério da Defesa Nacional, que tutela a IASFA, adiantou ao Público que “o montante global da dívida aos prestadores privados (…) ascende a cerca de 60 milhões de euros, dos quais cerca de 93% se referem a dívida contraída, na sua maioria, em anos anteriores”. Mas afirmou que está a “decorrer um processo negocial” com os maiores hospitais privados do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hospitais privados reclamam ao Estado “pagamento imediato” de dívidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião