ASF pede às seguradoras para não pagarem dividendos

  • Lusa
  • 30 Março 2020

Segundo o regulador dos seguros, é necessário as seguradoras evitarem ações que possam implicar a sua descapitalização.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) recomenda que as seguradoras não distribuam dividendos e façam uma gestão prudente, devido aos riscos futuros do surto de Covid-19.

Segundo a carta-circular sobre medidas de flexibilização e recomendações, disponível no site da ASF, é recomendado que as empresas de seguros tomem as “medidas necessárias com vista a restringir todas as ações no âmbito da política de gestão de capital que impliquem a descapitalização das empresas, com destaque para a distribuição de dividendos e para operações de financiamento intragrupo”.

Segundo o regulador dos seguros, é necessário as seguradoras evitarem ações que possam implicar a sua descapitalização perante o risco de deterioração da situação financeira e de capital devido à crise trazida pela pandemia de Covid-19.

“Mesmo que esse risco não se afigure imediato, devem estas abster-se de efetuar distribuições de dividendos, uma vez que tais atos impedem ou dificultam, de forma grave, a gestão sã e prudente da empresa de seguros”, lê-se nas recomendações enviadas às seguradoras.

A ASF pede ainda a “monitorização regular da posição financeira, de liquidez e de solvência com vista à tomada de decisões atempadas em caso de evoluções desfavoráveis”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.

Portugal regista 140 mortes associadas ao Covid-19 e 6.408 infetados, segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF pede às seguradoras para não pagarem dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião