Compras online aceleram na quarentena. Depois do supermercado, agora famílias gastam dinheiro com entretenimento

Aquisição de produtos de Entretenimento e Cultura aumentou 64% na última semana, superando o ritmo de crescimento verificado nos segmentos de comércio Alimentar & Retalho e da Restauração.

As compras online aceleraram a fundo na última semana, com os portugueses em plena crise de coronavírus a reforçarem sobretudo a aquisição de produtos de Entretenimento e Cultura. De acordo com dados da SIBS, as compras de produtos deste segmento aumentaram 64%, superando o ritmo de crescimento dos segmentos de comércio Alimentar & Retalho e da Restauração.

“Verifica-se um aumento significativo das compras online, na última semana, aproximando-se dos valores anteriores ao período antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19” começa por dizer a gestora da rede Multibanco em comunicado, acrescentando estas estão “a ganhar um peso crescente no total das compras efetuadas em Portugal“.

Segundo a SIBS, na semana entre 30 de março a 5 de abril, as compras à distância de um clique tiveram um aumento de 17 pontos base, enquanto no caso das transações em lojas físicas a subida das transações foi de 6 pontos, isto face à semana de 23 a 29 de março.

Tanto nas compras em lojas físicas como nas feitas à distância, o MB Way tem conquistado terreno na hora de efetuar os pagamentos, sendo que no e-commerce essa realidade foi ainda mais notória na última semana. O número de pagamentos com MB Way no e-commerce superou a média registada antes da pandemia, tendo-se verificado um aumento de 23 pontos face à semana anterior.

No que respeita às compras online, os setores que verificaram o maior aumento neste período foram o “Entretenimento e cultura”, que registou um crescimento de 64%, seguido da “Restauração e Food Delivery e Take Away” com uma subida de 52%, enquanto o “Comércio Alimentar & Retalho” teve um avanço de 45%, sendo que “estes setores representaram uma em cada duas compras dos portugueses online neste período”.

Já o valor médio das compras online aumentou ligeiramente na semana entre 30 de março e 5 de abril, para 38,9 euros, face aos 37,5 euros (+4%) de média verificada antes da confirmação de casos em Portugal.

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