Empresas em Ovar já retomaram produção. Estão a laborar a meio gás

Sicor, Cordex e Exporplás são exemplos de empresas localizadas em Ovar que já retomaram a produção. Com o cerco sanitário, as empresas só podem contar com os colaboradores do município.

Ovar está em estado de calamidade pública, mas algumas empresas já foram autorizadas pelo Governo a abrir portas e a retomar gradualmente a atividade. A Sicor, a Cordex e a Exporplás são exemplos de empresas, localizadas em Ovar, que já retomaram a produção, avançou ao ECO, Isabel Tavares, dirigente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (Fesete).

Com o país em estado de emergência, estas três empresas estão a laborar a meio gás e com as devidas medidas de contingência. “A Sicor, a Cordex e a Exporplás já voltaram ao ativo, mas neste momento só estão a contar com os trabalhadores do concelho de Ovar devido ao cerco sanitário. Os trabalhadores de outros concelhos não podem deslocar-se para as empresas, explica a dirigente da Fesete.

A Sicor, sociedade industrial de cordoaria, localiza-se em Cortegaça e emprega mais de 200 pessoas, mas apenas um terço dos colaboradores está a laborar. “Estamos a trabalhar com 60 trabalhadores por dia divididos por três turnos”, destaca ao ECO o administrador da empresa Filipe Rola.

O ECO entrou em contacto com a Cordex e a Exporplás, mas não obteve qualquer resposta.

Segundo o Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal as empresas estão a contar com cerca de 50% dos trabalhadores até porque existem outros fatores adjacentes como os “trabalhadores de risco, as mães que estão a assistir aos filhos, os trabalhadores que não se podem deslocar para a empresa, entre outros”, destaca Isabel Tavares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas em Ovar já retomaram produção. Estão a laborar a meio gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião