Com fábricas encerradas, produção automóvel cai 46% em março

A produção automóvel em Portugal caiu mais de 46% em março, período em que as principais fábricas suspenderam a atividade devido ao impacto do novo coronavírus.

A produção automóvel em Portugal caiu 46,1% em março quando comparada com o mesmo mês do ano passado, uma quebra que resulta do impacto económico da pandemia do novo coronavírus. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que, em março, foram produzidos “apenas” 17.096 automóveis ligeiros e pesados.

“A pandemia Covid-19 conduziu a importantes ruturas nas cadeias de aprovisionamento, nos canais de distribuição, na disponibilidade de mão-de-obra e na continuidade da atividade dos fornecedores, o que se traduziu no progressivo e inevitável encerramento das unidades de produção automóvel a operar em Portugal a partir do final de março”, aponta a ACAP, num comunicado.

Entre as fábricas que suspenderam a atividade em março está a Volkswagen Autoeuropa em Palmela, a PSA em Mangualde, a Renault Cacia em Aveiro e a Mitsubishi Fuso no Tramagal. Com efeito, a produção de ligeiros de passageiros fixou-se em 13.686 unidades em março, menos 47,1% do que no período homólogo, enquanto a produção de comerciais ligeiros recuou 39,3%, para 3.203 unidades. Fabricaram-se ainda 207 veículos pesados, menos 61,1% do que no período homólogo, mostram os dados da ACAP.

No acumulado do primeiro trimestre, a produção de ligeiros de passageiros fixou-se em 62.103 unidades, uma quebra homóloga de 20,5%, enquanto a produção de ligeiros de passageiros cedeu 4,5%, para 14.140 unidades. A produção de pesados derrapou 36,4%, para 952 unidades fabricadas em Portugal entre janeiro e março.

Segundo a ACAP, “a Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional — com 97,5% — com a Alemanha (19,4%), França (16,9%), Itália (15,7%), Espanha (11,2%) e o Reino Unido (9,8%) no topo do ranking”.

“A informação estatística relativa aos três meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 98,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial”, frisa a ACAP.

Já “relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em março de 2020 foram montados 35 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 89% face a igual mês do ano de 2019″, aponta a associação, que informa ainda que, “destes 35 veículos pesados […], 30 foram exportados”.

Por fim, “no primeiro trimestre de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 84,2% face a igual período do ano anterior, representando 169 veículos montados em 2020.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com fábricas encerradas, produção automóvel cai 46% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião