Governo dá 69 milhões para a produção de proteção contra o vírus

  • ECO
  • 17 Abril 2020

O Governo vai dar apoios de 69 milhões de euros a fundo perdido, a empresas e entidades que produzam bens e serviços para combate à pandemia de Covid-19. Garante aprovação em 10 dias úteis.

O Governo vai dar incentivos à produção nacional de bens e serviços para combate à pandemia de Covid-19. Os apoios de 69 milhões de euros a fundo perdido serão atribuídos às empresas que produzam estes máscaras, fatos e outros equipamentos.

Este poio, no do Portugal 2020, terá um valor de 69 milhões de euros, sendo este concedido “a fundo perdido”, revelou Nelson Souza, em declarações transmitidas à RTP3. As normas serão divulgadas este fim de semana, nota o ministro do Planeamento, salientando que as candidaturas começam na segunda-feira, com a aprovação garantida em 10 dias úteis.

Os apoios serão entre 80% a 100%, variando consoante as necessidades das empresas. “Quando se trata de apoio à produção de bens e serviços o apoio pode ir até ao máximo de 80%. Quando se trata ainda de fases onde o produto ainda não está disponível, ainda é preciso investigar, então sim, em determinado tipo de circunstâncias, o incentivo atingir os 100% “, disse Nelson Souza.

Quanto às empresas ou entidades que possam recorrer aos apoios, Nelson Souza diz que estes são “destinados a uma grande variedade de empresas”, desde micro empresas, PME’s, grandes empresas ou “até instituições”.

“Temos um leque muito abrangente. Não quisemos criar dificuldades. E tudo isto foi possível porque a Comissão Europeia veio flexibilizar e facilitar as regras que muitas vezes anteriormente não permitiam”, concluiu o ministro do Planeamento.

Face à pandemia em que o país está mergulhado, várias empresas têm mudado a sua estratégia de negócio, por forma a produzirem equipamentos necessários no combate ao Covid-19. Segundo o secretário de Estado da Saúde, mais de duas centenas de empresas já expressaram “vontade” junto das autoridades de saúde de iniciarem a produção de máscaras de proteção para a população.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá 69 milhões para a produção de proteção contra o vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião