IG of P&I Clubs lança ferramenta para comunidade marítima monitorizar covid-19

  • ECO Seguros
  • 22 Abril 2020

O setor marítimo, através do IG of P&I Clubs, dispõe agora de nova ferramenta digital para os armadores e operadores do transporte marítimo seguirem a pandemia.

A ferramenta de monitorização tornou-se recurso púbico partilhado através do IG of P&I Clubs, entidade que representa cerca de 90% da tonelagem marítima atual nos oceanos. Os P&I Clubs são mútuas internacionais que asseguram proteção e indemnizações de seguro a armadores e companhias de fretes marítimos face a terceiros.

A solução que serve o setor marítimo combina dados de fontes especializadas tão diversas como a ESRI, Garmin, OMS, NOAA e USGS, entre outros. O dashboard acessível por PC (desktop) e por dispositivo móvel tem como objetivo principal permitir que a navegação marítima antecipe restrições devidas à covid-19 em cada porto ou país.

A propriedade intelectual da nova ferramenta – lançada pela primeira vez em fevereiro, pela North (seguradora marítima global) em parceria com a Geollect (uma empresa especialista em tecnologia e informação de geolocalização e apresentada como fornecedora da solução) – transforma-se agora num recurso partilhado através do International Group (IG) de clubes P&I. Esta entidade (IG of P&I Clubs) reúne 13 associações não lucrativas de P&I Clubs que, em conjunto, representam cerca de 90% da tonelagem do trânsito marítimo global, considerado todo o tipo de embarcações.

“Disponibilizando informação atualizada de fontes internacionais respeitadas, combinada com os conhecimentos dos membros do IG, este novo instrumento ajudará a comunidade marítima a compreender melhor e a acompanhar a extensão da COVID-19 a nível mundial”, afirma Paul Jennings, CEO da North e atual presidente do IG of P&I Clubs em cumprimento de mandato rotativo que termina em novembro de 2021.

A ferramenta interativa disponível no site do IG of P&I Clubs detalha num único painel digital a extensão do COVID-19 e as numerosas medidas de resposta introduzidas em diversos pontos do globo, incluindo conselhos específicos por país e portos para armadores, fretadores, operadores e outros, com base em informação fornecida pelos correspondentes e representantes dos P&I Clubs em todo o mundo, bem como pela Organização Marítima Internacional (IMO na sigla internacional) e pela Organização Mundial de Saúde (WHO), além de outras fontes.

Além de incluir o mapa da Universidade Johns Hopkins (EUA) mostrando a propagação da pandemia, o qual é atualizado em permanência, a ferramenta inclui dados também fornecidos por outras entidades, como a Wilhelmsen Ship Management e a GAC, uma empresa de gestão de navios. Devido a condicionamentos destas duas últimas, dados da pandemia em alguns (poucos) portos poderão estar omissos.

No entanto, em resultado das atualizações em direto sobre o número de casos confirmados do vírus, os países em risco e o que procurar, a ferramenta permite às partes interessadas estarem em melhor posição para identificar riscos comerciais e ameaças físicas à navegação.

Através da estrutura associativa e independente do IG, os P&I Clubs membros do grupo partilham entre si os grandes riscos de perdas, bem como os conhecimentos e experiência em questões relacionadas com as responsabilidades dos armadores e com o seguro e resseguro dessas responsabilidades.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IG of P&I Clubs lança ferramenta para comunidade marítima monitorizar covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião