Banca global enfrenta revisão de perspetivas de rating para “negativa”, diz agência S&P

  • Lusa
  • 23 Abril 2020

A agência S&P antecipa que banca poderá ver o seu outlook revisto em baixa devido à pandemia de Covid-19. Ainda assim, diz que é provável que muitos bancos mantenham o rating.

A agência S&P adverte que os bancos em todo o mundo enfrentam uma revisão de perspetivas de evolução do rating para “negativa” devido à pandemia da Covid-19, embora seja provável que muitos mantenham as suas classificações de crédito.

Num comunicado, citado pela EFE, a agência norte-americana constata que, ao longo de 2020, os bancos serão expostos a uma revisão dos seus ratings devido ao impacto da pandemia, à queda no preço do petróleo e à volatilidade dos mercados.

“Contudo, prevemos que isto será amplamente limitado a uma revisão da perspetiva para negativa, com uma redução (de ratings) menor do que em outros setores de negócios”, disse o analista Alexandre Birry.

Segundo a S&P, o impacto da crise nos bancos será compensado pelo fortalecimento dos balanços nos últimos dez anos, o apoio das autoridades públicas às famílias e aos mercados corporativos e a possibilidade de uma recuperação económica sustentável no próximo ano.

Das 97 análises relacionadas com o Covid-19 ou a queda do preço do petróleo feitas pela agência até 17 de abril, três quartos foram revisões de perspetivas para “negativas” e apenas um quarto foi uma revisão em baixa do rating de crédito, observa Birry.

A agência explica que a deterioração das perspetivas para os bancos mundiais baseia-se numa previsão de que o Produto Interno Bruto (PIB) global se vai contrair 2,4% este ano – com uma queda de 5,2% do PIB dos Estados Unidos e de 7,3% do da zona do euro –, embora estime que o PIB cresça 5,9% em 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca global enfrenta revisão de perspetivas de rating para “negativa”, diz agência S&P

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião