CMVM apela à serenidade e ponderação dos investidores em relação ao stress da Covid-19

O supervisor alerta que a incerteza e o potencial impacto económico da pandemia trouxeram volatilidade acrescida aos mercados financeiros e um risco agravado de fraudes.

Com os mercados financeiros a colapsarem devido à pandemia de Covid-19, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pede aos investidores que não tomem decisões por impulso. Numa série de orientações emitidas esta segunda-feira, o supervisor liderado por Gabriela Figueiredo Dias apela à serenidade e ponderação.

“Perante o contexto de elevada incerteza decorrente da pandemia de Covid-19, que dificulta a ponderação de alternativas e decisões de investimento, a CMVM emitiu um conjunto de orientações aos investidores”, diz. “A CMVM recomenda que os investidores estejam vigilantes e atentos e apela a comportamentos serenos, ponderados e informados por todos intervenientes no mercado“.

O supervisor dos mercados financeiros alerta que a incerteza e o potencial impacto económico da pandemia de Covid-19 trouxeram volatilidade acrescida aos mercados financeiros, nomeadamente aos mercados de ações. E deixa o alerta para quatro cuidados a ter perante a volatilidade nos mercados:

  1. Evite reavaliar os seus investimentos constantemente e tomar decisões impulsivas;
  2. Não se precipite tomando decisões de investimento desajustadas aos seus objetivos de investimento de longo prazo;
  3. Reveja os seus objetivos de investimento se sofrer alterações na sua situação financeira;
  4. Tenha em atenção alterações no binómio retorno/risco esperado.

“Os investidores devem, especialmente no contexto atual, ter cuidado em tomar decisões refletidas, procurando minimizar os efeitos de precipitações e enviesamentos conhecidos em contexto de turbulência e incerteza nas tomadas de decisão de investimento”, sublinha a CMVM.

A par dos comportamentos enviesados, há ainda um risco agravado de fraude, a que os investidores devem ter atenção. Em particular, o supervisor alerta para fraudes associadas a “boas causas”, à incerteza e volatilidade nos mercados ou a transferência de ativos. Segundo a CMVM, a melhor forma de proteção é:

  • Rejeite ofertas não solicitadas. Seja cético;
  • Analise cuidadosamente anúncios/propostas nas redes sociais e verifique se as entidades indicadas estão registadas no site da CMVM;
  • Não abra emails ou links cujos remetentes não conhece;
  • Não se deixe pressionar para tomar uma decisão de investimento em pouco tempo. Pondere;
  • Se uma instituição lhe telefonar inesperadamente com uma oferta, peça e use os contactos e nome para verificar se se trata de um intermediário financeiro legítimo;
  • Não dê os seus detalhes pessoais (dados pessoais, bancários, detalhes sobre investimentos) a pessoas e entidades que não conhece;
  • Para esclarecer qualquer dúvida ou reportar uma situação suspeita consulte o site da CMVM ou ligue para a linha de apoio ao investidor 800 205 339 (chamada gratuita);
  • Consulte a informação sobre Covid-19, nomeadamente as medidas tomadas pela CMVM, na página dedicada ao tema no nosso site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM apela à serenidade e ponderação dos investidores em relação ao stress da Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião