Corticeira Amorim adia decisão sobre dividendos para junho

  • Lusa
  • 27 Abril 2020

“Somos uma empresa que se pauta pela prudência financeira e de gestão do balanço”, referiu o presidente, António Rios Amorim, garantindo que é necessário “conhecer melhor os impactos do momento”.

A Corticeira Amorim adiou para 30 de junho a decisão sobre o pagamento de dividendos aos acionistas, para melhor conhecer os efeitos da pandemia de covid-19 na empresa, revelou o seu presidente, António Rios Amorim.

À saída de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o gestor referiu que a assembleia-geral do grupo, marcada para 20 de abril, passou para 30 de junho, tendo em conta a situação atual. Em cima da mesa estava uma proposta de dividendo bruto de 0,185 euros por ação.

“Somos uma empresa que se pauta pela prudência financeira e de gestão do balanço”, referiu, garantindo que é necessário “conhecer melhor os impactos do momento”.

Por isso, foi decidido adiar a assembleia-geral “para uma fase em que pensamos que já teremos visto o pior”, ou seja, abril e sobretudo maio, para tomar uma decisão sobre a distribuição de dividendos aos acionistas, depois de conhecer mais informação, indicou António Rios Amorim.

O setor da cortiça não se ressentiu, no primeiro trimestre, desta crise”, salientou o presidente da Corticeira Amorim, realçando que o maior impacto é esperado em maio. António Rios Amorim está atento aos planos de reabertura da economia de grandes mercados do grupo, como França, Espanha, Itália e Estados Unidos.

É para nós fundamental ver a abertura das economias e alguma dinâmica do consumo”, sublinhou, destacando que “o setor do vinho representa 70%” nas vendas de cortiça, algo que é para o gestor preocupante tendo em conta a paragem do canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés).

Ainda assim, está otimista e acredita numa recuperação, garantindo que os “postos de trabalho são para manter” e revelando uma atividade “quase plena” nas unidades industriais, que em maio deve abrandar.

A Corticeira está a produzir para stocks, uma estratégia que o gestor disse ter como objetivo “maximizar” o negócio, quando houver abertura das economias. É preciso “capitalizar a [nossa] atuação brilhante, para que a imagem de Portugal possa sair reforçada”, afirmou António Rios Amorim.

O lucro da Corticeira Amorim caiu 3,2% para 74,9 milhões de euros em 2019 face a 2018, tendo as vendas consolidadas subido 2,4% para 781,1 milhões de euros, divulgou a empresa, em 09 de março.

Nessa altura, o grupo já referia que a pandemia, “se afetar significativamente o consumo”, poderá “ter um efeito” ainda não contabilizável na atividade.

“A Corticeira Amorim é uma empresa internacional (mais de 90% das vendas fora de Portugal) e, como tal, exposta à economia global, em particular ao consumo privado. A propagação do surto de covid-19, se afetar significativamente o consumo, poderá impactar os clientes e, consequentemente, a cadeia de valor, e, por isso, poderá ter um efeito na atividade desenvolvida”, referiu nessa data.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim adia decisão sobre dividendos para junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião