Medicamento da Bial para Parkinson foi aprovado nos EUA. Lançamento está previsto até final do ano

Medicamento para tratamento da doença de Parkinson recebeu autorização dos EUA. Bial pretende arrancar a comercialização deste fármaco ainda este ano.

O medicamento para o tratamento da doença de Parkinson da farmacêutica portuguesa Bial foi aprovado pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano Food and Drug Administration (FDA). Vai começar a ser comercializado nos EUA até ao final do ano.

“Estamos muito motivados por poder, através do nosso parceiro nos EUA, a Neurocrine Biosciences, fazer chegar a todos os pacientes com Parkinson este nosso medicamento. Termos um segundo medicamento aprovado pelas autoridades regulamentares norte americanas é uma etapa muito relevante no reconhecimento do projeto de Investigação e Desenvolvimento da Bial“, explica António Portela, CEO da Bial.

O fármaco intitulado de Ongentys já está à venda no Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal e perspetiva-se que possa vir a ser introduzido em outros países europeus, bem como nos EUA, Japão e Coreia do Sul, entre este ano e 2021.

Os EUA representam já o primeiro mercado em vendas de farmácia para Bial. Nos últimos dez anos, o peso das vendas nos mercados internacionais tem sido crescente, representando hoje cerca de 75% do volume de negócios da empresa que em 2019 ultrapassou os 300 milhões de euros.

A Bial tem centrado a sua atividade na Investigação e Desenvolvimento (I&D) de novos medicamentos, nomeadamente nas neurociências, e é até hoje a única farmacêutica portuguesa com produtos de investigação própria: um medicamento para a epilepsia e um antiparkinsoniano.

Mais de 20% da faturação anual da Bial destina-se à Investigação e Desenvolvimento. Face a esta aposta em investigação a Bial foi a segunda empresa portuguesa com maior investimento em I&D, cerca de 54 milhões de euros, ocupando a 395ª posição no ranking das 1.000 empresas europeias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medicamento da Bial para Parkinson foi aprovado nos EUA. Lançamento está previsto até final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião