Banca portuguesa lidera reclamações. Veja quem recebe mais queixas

Activobank, Caixa Leasing e Banco CTT são as entidades mais reclamadas nas contas bancárias, no crédito ao consumo e nos empréstimos para a compra de casa, respetivamente.

O número de reclamações de clientes insatisfeitos com o serviço prestado pelos bancos aumentou no ano passado. E há três instituições financeiras que estão no topo das queixas. Em comum, partilham o facto de serem portuguesas. Activobank, Caixa Leasing e Banco CTT são as entidades mais reclamadas nas contas bancárias, no crédito ao consumo e nos empréstimos para a compra de casa, respetivamente.

Os dados constam do Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, divulgada esta quarta-feira. De acordo com o documento, ao longo do ano passado, o regulador recebeu 18.104 reclamações de clientes bancários, 18,7% acima da média mensal de 2018.

À semelhança de anos anteriores, as contas bancárias foram o principal alvo das queixas. E neste campo o ActivoBank, instituição que integra o grupo BCP, foi a entidade mais reclamada. No ano passado, o banco online recebeu 0,74 queixas por cada mil contas bancárias. Este valor é mais do dobro da média do sistema financeiro nacional: 0,32.

O ActivoBank ultrapassou assim o Banco CTT que, em 2018, tinha apresentado o mais elevado rácio de queixas. Ainda assim, o banco liderado por Luís Pereira Coutinho foi a segunda instituição financeira mais reclamada nas contas bancárias, com um rácio de 0,6 queixas por cada mil contas. O pódio é fechado pelo Abanca e Santander, ambos com um rácio de 0,43.

Já o Caixa Leasing e Factoring, do grupo CGD, manteve a liderança no ranking de queixas do crédito ao consumo, com uma proporção de 3,65 queixas por cada mil contratos. Ou seja, dez vezes superior à média do setor, que é de 0,36 queixas por cada mil contratos.

Segue-se o Volkswagen Bank, com um rácio de 2,6, seguido pelo Eurobic com 1,55 reclamações por cada mil contratos.

Nos empréstimos para a compra de casa, o Banco CTT continua a ser a instituição com o rácio de reclamações mais elevado. A instituição financeira recebeu 4,26 reclamações por cada mil contratos de crédito à habitação. Este valor é de quatro vezes a da média no sistema financeiro: 1%.

A instituição liderada por Luís Pereira Coutinho está à frente do Bankinter e do Santander que fecham o pódio com 1,26 e 1,21 queixas, respetivamente, por cada mil contratos de crédito para a aquisição de habitação.

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