A maior expansão dos EUA de sempre acabou. PIB encolhe 4,8% no primeiro trimestre

A economia norte-americana estava a crescer há mais de 10 anos, mas a expansão acabou no primeiro trimestre de 2020. O PIB contraiu 4,8% por causa da pandemia.

No primeiro trimestre de 2020, a economia norte-americana registou a maior contração desde a crise financeira de 2008. De acordo com o Bureau of Economic Analysis, o PIB encolheu 4,8% nos primeiros três meses do ano, em termos homólogos, acima das expectativa dos economistas. Este dado surge numa altura em que já se sabe que mais de 26 milhões de norte-americanos foram para o desemprego nas últimas semanas.

Esta é a primeira estimativa do PIB do primeiro trimestre, a qual pode ainda ser revista, mas já é certo que a economia norte-americana tenha terminado a sua maior expansão de sempre, sem pausas. Há mais de 10 anos que os EUA estavam a crescer de forma ininterrupta. No entanto, para se declarar que há uma recessão em curso são necessários dois trimestres de contração do PIB.

“A queda do PIB no primeiro trimestre deve-se, em parte, à resposta face à propagação” do vírus, reconhece o gabinete, destacando o confinamento, o qual levou a “mudanças rápidas” na procura agregada, principalmente no consumo. Porém, “os efeitos económicos totais da pandemia não podem ser quantificados nesta estimativa do PIB para o primeiro trimestre de 2020”.

A queda do PIB reflete as contribuições negativas do consumo privado (principalmente na área da saúde e bens de consumo como os carros), do investimento (principalmente aviões), das exportações (principalmente no turismo) e dos stocks. Este impacto negativo da maior parte da economia foi parcialmente compensado por um maior contributo da despesa pública, assim como um menor contributo negativo das importações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A maior expansão dos EUA de sempre acabou. PIB encolhe 4,8% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião