Wall Street avança cerca de 2% com possível tratamento para o Covid-19

A esperança de que a empresa Gilead Sciences estará mais perto de encontrar um tratamento para o Covid-19 anima os investidores. Bolsas norte-americanas sobem cerca de 2%.

Depois de ter interrompido um ciclo de ganhos, as bolsas norte-americanas voltaram a abrir no “verde”. Wall Street negoceia esta quarta-feira em terreno positivo, na esperança de um possível tratamento para o Covid-19 e nem os dados económicos abalam as praças norte-americanas.

O índice de referência S&P 500 soma 2,08% para 2.922,86 pontos, enquanto o industrial Dow Jones valoriza 1,84% para 24.544,29 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq avança 2,30% para 8.805,80 pontos.

Wall Street voltou aos ganhos e nem os dados económicos parecem abalar a confiança dos investidores. Gilead Sciences, uma empresa norte-americana da indústria farmacêutica, disse que um grupo de doentes infetados por Covid-19 mostraram rápidas melhoras, depois de lhes ter sido administrado um fármaco que está a ser desenvolvido pela empresa. Face a estas novidades, a empresa está a valorizar 3,69% para 81,57 dólares.

A marcar o dia estão ainda os dados económicos relativos ao primeiro trimestre de 2020, que apontam que a economia norte-americana registou a maior contração desde a crise financeira de 2008. De acordo com o Bureau of Economic Analysis, o PIB encolheu 4,8% nos primeiros três meses do ano, em termos homólogos, acima das expectativa dos economistas.

“A queda do PIB no primeiro trimestre deve-se, em parte, à resposta face à propagação” do vírus, reconhece o gabinete, destacando o confinamento, o qual levou a “mudanças rápidas” na procura agregada, principalmente no consumo. Porém, “os efeitos económicos totais da pandemia não podem ser quantificados nesta estimativa do PIB para o primeiro trimestre de 2020”.

“A economia está em queda livre, podemos estar a aproximarmo-nos de algo muito pior do que uma profunda recessão” alertou, Sung Won Sohn, professor de economia da Universidade Loyola Marymount, em declarações à Reuters. “É prematuro falar sobre uma recuperação neste momento, estaremos a assistir muitas falências para pequenas e médias empresas“, alertou.

A par disso, a Reserva Federal Federal norte-americana termina esta quarta-feira uma reunião de política monetária. O encontro acontece depois de o banco central liderado por Jerome Powell ter atirado as taxas de juro para próximo de zero e de ter anunciado medidas sem precedentes para estimular a economia no contexto da pandemia, pelo que deverá reiterar a promessa de fazer o que for preciso para apoiar a maior economia do mundo, bem como, sinalizar por quanto tempo planeia deixar as taxas de juro próximas de zero, aponta a Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street avança cerca de 2% com possível tratamento para o Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião