Galp Energia avança e dita quarto dia de ganhos na bolsa de Lisboa

O PSI-20 acompanha a subida dos pares europeus, em dia que se aguardam estímulos do BCE e há progressos nos testes experimentais de tratamento ao Covid-19. Ações da Galp lideram subida em Lisboa.

A bolsa nacional avança rumo à quarta sessão consecutiva no verde, em linha com os ganhos registados pelas pares europeias. Perspetivas de alívio na crise do coronavírus face a bons resultados de um teste experimental suportam o sentimento do mercado num dia em que são aguardados sinais sobre novos estímulos por parte do BCE. O PSI-20 valoriza apoiado nos ganhos da Galp que soma perto de 3%, alinhada com novas subidas do petróleo.

O índice PSI-20 soma 0,67%, para os 4.333,81 pontos, com grande parte dos seus 18 títulos em terreno positivo. Na Europa, o Stoxx 600 — índice que agrega as principais capitalizações bolsistas do Velho Continente, valoriza 0,33% no arranque da sessão.

Os investidores estão a reagir com agrado aos progressos alcançados nos testes experimentais ao antiviral remdesivir da Gilead, com os estudos a apontarem para que o medicamento possa ajudar a acelerar a recuperação do Covid-19.

A reabertura gradual das economias após a fase mais crítica da pandemia também tem estado a ajudar a puxar pelo sentimento dos investidores, sendo que as atenções devem estar centrada na reunião desta quinta-feira do Banco Central Europeu (BCE). Os analistas não esperam que nesta reunião sejam anunciados novos estímulos. No entanto, o recarregar das armas pela entidade liderada por Christine Lagarde não está fora de questão.

Por cá, a Galp Energia volta a ser a estrela dos ganhos, num dia em que as cotações do petróleo voltam a aceleram nos mercados internacionais. As ações da petrolífera valorizam 2,68%, para os 10,72 euros, após um disparo de quase 5% na última sessão.

Nos mercados internacionais, o “ouro negro” volta a ter mais um dia de recuperação, com o preço do barril de brent a somar 7,1%, para os 24,14 dólares, no mercado londrino. Já o crude ganha 11,95%, para os 16,86 dólares por barril, em Nova Iorque.

Nota positiva para o avanço também dos títulos do BCP que valorizam 1,19%, para os 10,22 cêntimos.

Também as papeleiras avançam novamente nesta sessão. As ações da Navigator ganham 1,4%, para os 2,458 euros, enquanto as da Altri sobem 1,82%, para os 5,04 euros.

(Notícia atualizada às 8h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia avança e dita quarto dia de ganhos na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião