Hoje nas notícias: Popularidade de Costa, reformas e gás

  • ECO
  • 4 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em tempos de crise devido ao Covid-19, o número de beneficiários de subsídios do Estado continua a aumentar, atingindo já sete milhões de pessoas. Apesar dos efeitos negativos, os portugueses aplaudem a atuação do Governo, bem como do Presidente da República durante a pandemia, sendo reflexo disso a enorme popularidade que ambos têm conquistado. Destaque ainda para a idade da reforma dos funcionários públicos, que superou os 64 anos, e para a “guerra” entre Portugal e Espanha por causa do gás.

Popularidade de Costa atinge recorde, mas Marcelo é imbatível

A popularidade do primeiro-ministro português tem crescido devido à gestão da pandemia de coronavírus em Portugal. De acordo com a sondagem da Pitagórica para a JN/TSF, António Costa mantém a tendência de subida, alcançando uma taxa de aprovação de 74% junto do eleitorado. Atingiu um recorde, mas continua aquém do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cuja popularidade voltou a aumentar, apresentando agora uma taxa de aprovação de 83%. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Subsídios do Estado já chegam a sete milhões de pessoas

O impacto económico da pandemia somou muita gente às listas de apoios da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações. O número de beneficiários de subsídios do Estado ascende já a sete milhões de pessoas. Entre os novos apoios criados pelo Governo para fazer face à pandemia está o pagamento parcial dos salários a trabalhadores em lay-off, os apios a trabalhadores independente e aos pais que fiquem em casa com os filhos, além das baixas de doentes com Covid-19. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Idade média de reforma no setor público subiu para 64 anos. É a mais alta de sempre

Os funcionários públicos nunca se reformaram tão tarde. No ano passado, a idade média de passagem à reforma dos trabalhadores do Estado foi de 64,3 anos. A série longa da Caixa Geral de Aposentações revela que em 2019 a idade média de reforma subiu quase dois anos (1,7), o segundo maior salto registado no histórico e que apenas se assemelha a 2016, quando também aumentou 1,7 anos (passando para os 62,8 anos). Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Portugal e Espanha em conflito por causa do gás natural

Espanha poderá avançar com um desconto de 13,9% nas tarifas aplicáveis aos terminais espanhóis de gás natural liquefeito, uma medida que está a gerar desconforto na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) de Portugal. Para o regulador português, a medida “terá fortes efeitos prejudiciais para o mercado português e para o desenvolvimento do Mibgas [mercado ibérico de gás natural” e irá “beneficiar as infraestruturas espanholas”, prejudicando o terminal de Sines. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo permite 13 de maio em Fátima com fiéis mas sem peregrinos

O primeiro-ministro, António Costa, vai abrir a primeira exceção no estado de calamidade para permitir a realização das celebrações do 13 de maio em Fátima. Os contactos com Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, resultaram num acordo para a realização da celebração no interior da Basílica de Fátima, com a participação de eclesiásticos e fiéis, respeitando as normas de distanciamento social, mas sem a presença de peregrinos nem de cerimónias ao ar livre. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Popularidade de Costa, reformas e gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião