Bruxelas quer novo supervisor do branqueamento de capitais
Vice-presidente Dombrovskis anunciou que a Comissão Europeia vai consultar os países sobre a criação de uma nova entidade ou o reforço dos poderes da Autoridade Bancário Europeia.
A Comissão Europeia está a estudar a criação de uma nova autoridade anti-lavagem de dinheiro. Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão e responsável pelos serviços financeiros, disse ao Financial Times (acesso condicionado) que Bruxelas irá proximamente começar a consultar os Estados-membros sobre um novo supervisor.
“Se queremos ser mais eficientes, temos de o fazer a nível da União Europeia”, disse Dombrovskis numa entrevista telefónica ao FT. “Por vezes, estes assuntos caem entre duas autoridades nacionais e nenhuma autoridade nacional é realmente responsável“, afirmou o vice-presidente da Comissão, explicando que ainda esta quinta-feira vão ser detalhados os planos para travar o branqueamento de capitais.
Entre as hipóteses em cima da mesa está a criação de um supervisor independente ou o reforço de poderes da Autoridade Bancário Europeia. Bruxelas quererá ainda introduzir nova regulação para harmonizar as práticas entre países, após uma série de escândalos terem abalado o sistema bancário. É o caso do Luanda Leaks, caso que envolveu a empresária angolana Isabel dos Santos e que implicou diretamente Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas quer novo supervisor do branqueamento de capitais
{{ noCommentsLabel }}