Número de casos de Covid-19 aumenta 0,85%. Já morreram 1.163 pessoas

O número de pessoas infetadas por Covid-19 em Portugal subiu para 27.913 e 19 pessoas morreram da doença nas últimas 24 horas. Consulte o último balanço epidemiológico da DGS.

As autoridades de saúde portuguesas identificaram 234 novos casos de Covid-19, elevando de 27.679 para 27.913 o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus no país. Trata-se de uma taxa de crescimento diária de 0,85%, em linha com a registada nos últimos dias.

Nas últimas 24 horas morreram mais 19 pessoas, elevando de 1.144 para 1.163 o número de vítimas mortais, segundo a última atualização ao boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Um total de 3.013 pessoas já recuperaram da doença desde o início do surto em Portugal.

Boletim epidemiológico de 12 de maio

Os dados mostram que 709 pessoas estão internadas e 113 estão sujeitas a cuidados intensivos. As demais, que representam a esmagadora maioria dos casos, estão a ser medicamente acompanhadas a partir das respetivas habitações.

A região mais afetada continua a ser o Norte, com 16.053 casos confirmados e 660 óbitos registados, seguindo-se a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 7.494 casos confirmados e 254 mortes. O problema também tem destaque na região Centro, que regista 3.553 casos confirmados e 219 vítimas mortais.

Segundo a informação da DGS, 2.719 pessoas aguardam resultado laboratorial e 27.054 cidadãos estão sujeitos à vigilância das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com pessoas infetadas por Covid-19. Desde 1 de janeiro que já foram detetados 279.933 casos suspeitos e 249.301 casos acabaram por não se confirmar.

Profissionais de saúde voltam a poder tirar férias

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Enfermeiro, o Governo aproveitou a habitual conferência de imprensa de balanço da pandemia para agradecer o trabalho dos enfermeiros no combate ao surto. Estes profissionais de saúde, e outros, estão a partir de agora novamente autorizados a tirarem férias.

“É preciso devolver alguma normalidade à vida dos enfermeiros”, disse o secretário de Estado da Saúde, António Sales. Nesse sentido, avançou que foi revogado o despacho de 15 de março que “restringia o gozo de férias pelos profissionais de saúde”.

“Assim, está novamente autorizado o gozo de férias dos profissionais de saúde, desde que seja acautelado o normal funcionamento do serviço”, disse António Sales.

Governo tem “planos” caso haja segunda vaga

O Executivo tem um “planos” preparados para caso seja necessário dar “um passo atrás” devido a uma eventual segunda vaga da pandemia. “Estaremos preparados e temos planos de preparação para o caso de isso acontecer”, disse o secretário de Estado, António Sales.

Numa altura em que Portugal tenta uma retoma gradual da atividade económica, o governante reiterou que “se for necessário dar um passo atrás”, o Governo dará “com certeza” esse passo atrás.

Porém, António Sales mostrou-se confiante de que, caso se mantenha a “consciência cívica e social” dos últimos meses, “com certeza não teremos essa segunda vaga e teremos essa situação de retoma”.

Questionado acerca dos planos do Governo para o caso de se verificar uma segunda vaga da pandemia de Covid-19, o secretário de Estado não avançou detalhes, mas disse que passa por reaplicar “algumas das medidas” que já foram aplicadas em março e abril.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de casos de Covid-19 aumenta 0,85%. Já morreram 1.163 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião