Alemanha, França e Itália já estão em recessão

As três maiores economias da União Europeia já estão em recessão técnica ao acumularem dois trimestres consecutivos de contração económica.

A Alemanha, França e Itália entraram em recessão técnica no primeiro trimestre de 2020. As três maiores economias da Zona Euro e da União Europeia acumularam dois trimestres consecutivos de contração económica, o que corresponde à definição técnica de recessão.

As economias alemã, francesa e italiana já estavam a encolher mesmo antes da pandemia, tendo contraído no quarto trimestre de 2019 em cadeia (face ao trimestre anterior). Com a chegada da crise pandémica no primeiro trimestre deste ano, o PIB aprofundou a contração em cadeia nesses três países que acabaram assim por entrar em recessão técnica, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

No caso da Alemanha, cuja economia representa cerca de 25% da economia da Zona Euro, o PIB tinha contraído 0,1% em cadeia no quarto trimestre. A essa queda trimestral juntou-se agora uma contração de 2,2% no primeiro trimestre, consequência da pandemia que se instalou na Europa em março. É a queda em cadeia mais expressiva desde a crise financeira.

Contudo, em comparação com França e Itália, a Alemanha conseguiu resistir melhor ao impacto económico, até porque foi menos afetada pelo vírus. A queda do PIB alemão em cadeia ficou abaixo da média da Zona Euro (-3,8%) e da União Europeia (-3,3%).

Quedas históricas no PIB em cadeia

Evolução da taxa de crescimento em cadeia do PIB da Alemanha, França e Itália.Dados do Eurostat.

A economia francesa foi a que sentiu o maior impacto, tendo passado de uma contração em cadeia de 0,1% do quarto trimestre para uma queda trimestral de 5,8% no primeiro trimestre de 2020. Ao acumular dois trimestres de contração, França também já está oficialmente em recessão técnica.

Às duas maiores economias europeias junta-se a terceira: Itália, o país mais afetado pela pandemia na União Europeia (excluindo o Reino Unido, que já não é um Estado-membro desde 31 de janeiro). A economia italiana tinha contraído 0,3% no quarto trimestre e agora caiu 4,7% no primeiro trimestre, também acima da média europeia.

A Grécia deverá integrar este grupo que entrou em recessão técnica no primeiro trimestre de 2020. Ainda não há dados para a evolução da economia grega no primeiro trimestre, mas no quarto trimestre o PIB grego também tinha registado um queda em cadeia.

Além da Grécia, Estónia, Irlanda, Croácia, Luxemburgo, Malta e Eslovénia não têm dados para o primeiro trimestre. Contudo, o PIB destes países cresceu em cadeia cresceu no quarto trimestre pelo que só deverão entrar em recessão técnica no segundo trimestre, à semelhança de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha, França e Itália já estão em recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião