Número de casos de Covid-19 aumenta 0,9%. Já morreram 1.190 pessoas

O número de pessoas infetadas por Covid-19 em Portugal subiu para 28.583. Morreram seis pessoas da doença nas últimas 24 horas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 264 novos casos de Covid-19, elevando para 28.583 o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus no país. Trata-se de uma taxa de crescimento diária de 0,9%. Nas últimas 24 horas morreram seis pessoas com a doença, segundo a última atualização ao boletim das autoridades de saúde portuguesas.

Entre os infetados, há 673 pessoas internadas (menos sete pessoas do que no dia anterior), das quais 112 estão em unidades de cuidados intensivos (mais quatro). Um total de 3.328 pessoas já recuperaram da doença, mais 130 pessoas desde a passada meia-noite, de acordo com a DGS.

O secretário de Estado da Saúde destaca que desde 4 maio se verificou uma “redução de mais de 17% do doentes em internamento hospitalar e de 16% nos internamentos nos cuidados intensivos”. Já os “casos recuperados tiveram um aumento superior a 90%”, salientou, na conferência de imprensa habitual. António Sales ressalva ainda assim que isto não significa que serão relaxadas as medidas de distanciamento e de higiene.

Boletim epidemiológico de 15 de maio

O Norte mantém-se a região mais afetada, com 16.214 casos confirmados e 677 óbitos registados. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 7.951 casos confirmados e 262 mortes. O vírus também tem destaque na região Centro, que regista 3.598 casos confirmados e 221 vítimas mortais (o mesmo valor que no balanço anterior).

Segundo a informação da DGS, 2.722 pessoas aguardam resultado laboratorial e 25.792 cidadãos estão sujeitos à vigilância das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com pessoas infetadas por Covid-19. Desde 1 de janeiro que já foram detetados 289.309 casos suspeitos e 258.004 casos acabaram por não se confirmar.

Já foram feitos mais de 600 mil testes

António Sales adiantou que já foram feitos em Portugal mais de 600 mil testes, reiterando que “o desconfinamento não significou um relaxamento da testagem, pelo contrário”. Até agora, 13 maio é o “dia em que foram realizados mais testes desde inicio da pandemia”, 17.500 testes.

A diretora-geral de Saúde referiu que o Rt total nacional, ou seja, o número médio de casos secundários resultantes de um caso infetado, se situa nos 0,97, “com muito pequenas variações regionais”, na conferência de imprensa habitual. Destaca-se a região Centro, que teve uma variação para os 1,03.

(Notícia atualizada às 13h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de casos de Covid-19 aumenta 0,9%. Já morreram 1.190 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião