Merkel e Macron aliviam risco dos países do euro. Juro da dívida portuguesa a 10 anos cai para 0,75%

Proposta feita pelos dois gigantes europeus está a reforçar a confiança dos investidores numa resposta conjunta da União Europeia que apoie a recuperação dos países e setores mais afetados pelo vírus.

O fundo de recuperação europeu está a ganhar forma e a reforçar a confiança dos investidores nos países da Zona Euro. O presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel anunciaram apoio à criação de um programa com 500 mil milhões de euros e os juros das dívidas do euro reagem em baixa.

A yield das obrigações de Portugal a dez anos recuam para 0,753%, em mercado secundário, no valor mais baixo desde 30 de março. Nessa altura, os juros das dívidas começaram a agravar, a acompanhar a situação da pandemia. O vírus tinha chegado ao continente, afetando em particular Espanha e Itália. Com as empresas fechadas, as dúvidas sobre o impacto económico levou a um aumento da perceção de risco.

A resposta do Banco Central Europeu (BCE) e dos vários governos acalmou os mercados e, agora, a proposta do eixo franco-alemão levou a nova quebra generalizada nos juros. Além de Portugal, também em Espanha a yield benchmark cai para 0,724%, a de Itália para 1,65% e a da Grécia para 1,89%.

Em sentido contrário, as Bunds alemãs a dez anos seguem com um juro a subir para -0,47%. O aumento na yield do ativo refúgio reflete a diminuição dos receios dos investidores após a proposta conjunta de Macron e Merkel.

A ideia era que a União Europeia se financiasse nos mercados com a emissão de dívida e que o financiamento de 500 mil milhões fosse distribuído pelos países e setores mais afetados pela pandemia. Esta seria uma “solução de curto prazo” de resposta à Covid-19 e teria de ser aprovada pelos 27 Estados-membros da UE.

Juro de Portugal em mínimos desde final de março

Fonte: Reuters

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel e Macron aliviam risco dos países do euro. Juro da dívida portuguesa a 10 anos cai para 0,75%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião