Portugal vai emitir até 1.750 milhões em dívida de curto prazo

A agência liderada por Cristina Casalinho anunciou que vai realizar, na próxima quarta-feira, um leilão duplo de bilhetes do Tesouro.

Portugal vai voltar ao mercado de dívida pública na próxima semana, para emitir títulos de curto prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP anunciou que vai realizar um leilão duplo de bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 20 de maio, pelas 10h30, dois leilões das linhas de BT com maturidades em 20 de novembro de 2020 e 21 de maio de 2021, com um montante indicativo global entre 1.500 milhões e 1.750 milhões de euros“, anunciou a agência liderada por Cristina Casalinho, em comunicado

A emissão vai acontecer numa altura de subida nos juros da dívida causada pelo impacto da pandemia de Covid-19 na economia mundial. Após quatro anos a financiar-se a curto prazo com juros negativos, Portugal voltou a pagar para emitir BT, enquanto os juros das obrigações têm sofrido um agravamento.

A última vez que o país se financiou com estas maturidades foi a 18 de março, ainda com juros negativos. Na altura, Portugal colocou 405 milhões de euros com maturidade a 12 meses, tendo pago uma taxa de juro de -0,101% e uma procura 1,26 vezes superior à oferta. Já no caso dos títulos a seis meses, o IGCP emitiu na mesma data 595 milhões com uma yield de -0,089% e uma procura 1,13 vezes acima da oferta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai emitir até 1.750 milhões em dívida de curto prazo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião