Juros da dívida renderam 900 milhões ao Banco de Portugal

Banco central é responsável por uma carteira de títulos detidos para fins de política monetária. No ano passado, os rendimentos desta carteira aumentaram.

Os juros dos títulos que o Banco de Portugal tem em carteira renderam 900 milhões de euros, no ano passado. O valor representa uma subida de 1,6% em relação a 2018, causada pelo reforço da compra de ativos — incluindo dívida pública portuguesa — e, apesar, da quebra na rentabilidade.

“Dado o seu contributo para a margem de juros, salientam-se, numa primeira análise, os juros da carteira de títulos detidos para fins de política monetária, com um total de 900 milhões de euros em 2019, o qual representa um crescimento de 14 milhões de euros face a 2018″, diz o banco central, no Relatório de Atividade e Contas de 2019, divulgado esta quarta-feira

Clarifica que o aumento resulta, essencialmente, do acréscimo do volume do programa de compra de dívida pública. “Salienta-se, no entanto, que este aumento dos juros é, face ao aumento de volume, proporcionalmente inferior ao dos anos anteriores, em virtude da redução das taxas de rendimento dos títulos atualmente em carteira”, explica.

Fonte: Relatório de Atividade e Contas de 2019 do Banco de Portugal

BdP comprou 4.073 milhões em dívida pública portuguesa

A carteira de títulos detidos para fins de política monetária traduz a participação do Banco de Portugal nos programas do Banco Central Europeu, incluindo a compra de dívida. No final do ano passado, os títulos detidos neste âmbito atingiram 53.479 milhões de euros, 33% do total do ativo do banco.

No que diz respeito à aquisição de dívida pública em mercado secundário, o montante líquido global aumentou 3.332 milhões de euros para 48.902 milhões de euros repartidos entre títulos supranacionais e títulos de dívida pública portuguesa.

O aumento verificado em 2019 deveu-se unicamente a aquisições de títulos da dívida pública portuguesa (com um acréscimo de 4.073 milhões de euros desta componente), uma vez que a componente referente a títulos supranacionais observou uma redução de 741 milhões de euros face a 2018″, explica a instituição liderada por Carlos Costa.

"O aumento [do montante líquido global do PSPP] verificado em 2019 deveu-se unicamente a aquisições de títulos da dívida pública portuguesa (com um acréscimo de 4.073 milhões de euros desta componente).”

Relatório de Atividade e Contas de 2019 do Banco de Portugal

Neste cenário, a dívida portuguesa ganhou ainda mais peso, passando a representar 71% do total (face a 67% em 2018). “Embora se tenha observado este aumento da componente relativa aos títulos de dívida pública portuguesa, o risco financeiro global do Banco permaneceu estável entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019“, acrescenta o Banco de Portugal.

Com a contínua compra de ativos, o balanço do banco central voltou a aumentar 2% para um novo máximo histórico de 160 mil milhões de euros, no final do ano passado. O Banco de Portugal lucrou 759 milhões de euros, em 2019, tendo entregado ao acionista Estado 607 milhões de euros em dividendos.

(Notícia atualizada às 14h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida renderam 900 milhões ao Banco de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião