Roma vai multar pessoas que atirem máscaras ou luvas para o chão

  • Lusa
  • 25 Maio 2020

A proibição foi fixada até 31 de julho e vai dos 25 aos 500 euros. O abandono destes equipamentos de proteção individual “constitui um potencial risco sanitário”.

A autarquia de Roma vai aplicar multas entre 25 e 500 euros a todas as pessoas que atirem máscaras ou luvas para a via pública, medida aprovada pela capital de Itália para mitigar a propagação da pandemia.

“Durante os meses de emergência sanitárias devido ao [novo] coronavírus, os nossos operadores ecologistas denunciaram em numerosas ocasiões o descarte de máscaras e luvas usadas para o chão por pessoas mal-educadas”, lamentou a presidente da autarquia, Virginia Raggi, citada pela agência espanhola Efe.

A capital italiana estabeleceu “a proibição” até 31 de julho de abandonar este tipo de equipamentos de proteção individual e a aplicação de multas.

Em várias ruas de Roma é possível encontrar várias máscaras e luvas descartadas na via pública, uma ação que foi denunciada por várias associações ambientalistas, uma vez que pode colocar em risco a saúde pública, aumentando também o lixo nas ruas.

Estes objetos devem ser colocados em contentores do lixo depois de utilizados. As preocupações destas associações vão ao encontro das da presidente da autarquia, que sublinhou que o abandono destes equipamentos de proteção individual “constitui um potencial risco sanitário”.

A nível global, segundo um balanço da France-Presse, a pandemia de covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados. Itália já registou 32.785 mortos e mais de 229 mil casos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roma vai multar pessoas que atirem máscaras ou luvas para o chão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião