Governo pede a CEO da Partex para desenhar plano de retoma

  • ECO
  • 30 Maio 2020

António Costa Silva está há duas semanas a trabalhar com o Executivo num programa para relançar a economia pós-pandemia. Vai falar com os restantes partidos nas próximas semanas, segundo o Expresso.

António Costa Silva, CEO da petrolífera Partex, vai ajudar o Governo a desenhar o plano de retoma da economia pós-Covid-19, segundo noticia o Expresso (acesso pago) este sábado. O primeiro-ministro António Costa pediu há duas semanas ao gestor para funcionar como consultor independente.

Costa Silva é uma espécie de “paraministro”, segundo escreve o semanário, e irá reunir-se com cada um dos ministros para debater as várias vertentes do programa de retoma. O primeiro encontro foi o ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes e o passo seguinte será falar com os vários partidos. Após as várias reuniões, o novo conselheiro vai entregar um programa ao primeiro-ministro que servirá de base ao Orçamento do Estado para 2021.

Além de CEO da Partex, Costa Silva é engenheiro de minas e professor do Instituto Superior Técnico. O gestor não tem ligações partidárias, nunca tinha estado envolvido em política e até tem sido crítico do Governo. Em 2018, entrou em conflito com o Executivo de António Costa por discordar da posição tomada em relação à exploração de gás e petróleo no Algarve. Lembra o Expresso que, na altura, chegou a dizer que “não vale a pena” investir em Portugal, que “tem uma fraquíssima inteligência estratégica”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo pede a CEO da Partex para desenhar plano de retoma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião