Produção industrial dá trambolhão com país confinado. Afunda 25,9% em abril

Todas as áreas da indústria contribuíram negativamente para a queda deste índice agregado, nota o INE.

O índice de Produção Industrial caiu 25,9% em abril de 2020, face ao mesmo período do ano anterior, altura em que estavam em vigor várias medidas de restrição devido à pandemia de coronavírus, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira.

Este valor vem no seguimento de uma queda de 6,8% em março, mês em que a atividade já começou a ser afetada pela pandemia. Todas as áreas da indústria contribuíram negativamente para este índice agregado, que é ajustado de efeitos de calendário e da sazonalidade, nota o INE.

O agrupamento dos bens de consumo foi o que mais pesou no índice, ao cair 30% no quarto mês do ano. Seguiram-se os bens intermédios e os bens de investimento, sendo que estes últimos afundaram 43,7% em abril, face ao período homólogo. Já a energia passou de uma variação positiva em março para uma quebra de 12% no mês seguinte.

Quando se olha para as secções dentro destes agrupamentos, destacam-se as Indústrias Transformadoras, que registaram uma quebra homóloga de 29% em abril. Já a área de captação, tratamento e distribuição de água, saneamento, gestão de resíduos e despoluição recuou 16,3% face ao mesmo período do ano passado.

(Notícia atualizada às 11h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial dá trambolhão com país confinado. Afunda 25,9% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião