Bundesbank prevê contração de 7% na economia na Alemanha em 2020

  • Lusa
  • 5 Junho 2020

O banco central da Alemanha prevê que a economia alemã se contraia 7% este ano, mas que volte a crescer 3% em 2021 e 4% em 2022.

O Bundesbank prevê que a economia alemã se contraia 7% este ano, mas que volte a crescer 3% em 2021 e 4% em 2022, e considera que as medidas adotadas pelo Governo alemão darão uma contribuição significativa para a estabilização.

O Bundesbank divulgou esta sexta-feira as suas novas projeções macroeconómicas semestrais, de crescimento e para a inflação.

Em dezembro, o banco central da Alemanha previa que a economia alemã crescesse 0,6% este ano, taxa que agora foi revista em forte baixa.

Para 2021 e 2022, o Bundesbank previa um crescimento de 1,4%, valor que agora foi revisto em forte alta como resultado da recuperação da “profunda recessão” no segundo trimestre deste ano.

“As finanças públicas dão uma contribuição notável para a estabilização”, de acordo com o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann.

“Mais um estímulo é adequado na situação atual e eu valorizo o programa conjuntural de maneira positiva”, disse Weidmann.

Os parceiros da grande coligação da chanceler Angela Merkel concordaram na quarta-feira na adoção de um plano para reativar a economia pós-pandemia de um volume de 130 mil milhões de euros para apoiar as famílias, os governos locais e que prevê uma redução de impostos.

Como consequência da pandemia e das medidas adotadas para a combater, a economia contraiu-se dramaticamente no primeiro trimestre de 2020.

Para o segundo trimestre, as projeções do Bundesbank apontam para uma contração ainda maior.

No entanto, o Bundesbank considera que se bateu no fundo em abril e que a economia começa a crescer novamente, embora “a recuperação seja contida”.

O Bundesbank assume nas projeções que em meados de 2021 existirá uma solução médica eficaz para o Covid-19 e que esta impulsionará a recuperação.

“Existe uma incerteza muito elevada sobre os desenvolvimentos futuros”, acrescentou Weidmann.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank prevê contração de 7% na economia na Alemanha em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião