De número 3 a novo homem forte das Finanças. Quem é João Leão?

Secretário de Estado há cinco anos, o economista de Lisboa passa agora a ministro de Estado e das Finanças. Vai substituir o colega de faculdade, Mário Centeno.

Após cinco anos de Governo socialista, João Leão será, na próxima segunda-feira, promovido ministro de Estado e das Finanças. Até aqui, era uma figura com pouco destaque no Executivo: o número três no gabinete liderado por Mário Centeno. Agora, prepara-se para liderar um dos mais importantes ministérios no plano de retoma da economia após a pandemia.

A remodelação na equipa do Ministério das Finanças está em curso: o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno demitiu-se, tal como o secretário de Estado-Adjunto e das Finanças Ricardo Mourinho Félix e o Secretário de Estado do Tesouro Álvaro Novo. Assim, fica apenas um nome da atual equipa: o Secretário de Estado do Orçamento, João Leão.

Nascido em Lisboa, em 1974, o socialista é licenciado em Economia e Mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Foi no doutoramento pelo norte-americano Massachusetts Institute of Technology, que se aproximou daquele que viria a ser seu superior, Mário Centeno.

Antes de o colega de faculdade o ter ligado à política, a carreira de Leão era — tal como a de Centeno — académica. Desempenhou funções de presidente da Comissão Científica do Departamento de Economia do ISCTE entre 2009 e 2010 e, depois disso, de diretor do Doutoramento em Economia. É ainda investigador da Business Research Unit do mesmo instituto e professor de economia.

Foi membro do Conselho Económico e Social e do Conselho Superior de Estatística entre 2010 e 2014. Integrou a delegação portuguesa no Comité de Política Económica da OCDE em 2010 e 2012 e integrou grupos de trabalho no âmbito da OCDE. Foi ainda diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia entre 2010 e 2014 e assessor do Secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento entre 2009 e 2010.

Mas só em 2015 ganhou maior poder nas lides governativas. Chegou a secretário de Estado do Orçamento no primeiro ano de Governo de António Costa e desde então lá se tem mantido. No entanto, este é um ministério em que Centeno — o Ronaldo das Finanças — tem tido o protagonismo.

A exceção foi nas últimas legislativas, quando Leão entrou numa guerra de números (sobre cenários macroeconómicos e propostas eleitorais) com o social-democrata Joaquim Miranda Sarmento. Mas até esse tema passou para Centeno. Desde o início do ano, a situação mudou quando surgiram os rumores de que iria sair para ocupar o lugar de governador do Banco de Portugal. A saída concretiza-se agora, estando o futuro ainda em aberto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De número 3 a novo homem forte das Finanças. Quem é João Leão?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião