PIB português teve a 8.ª maior queda do euro no arranque do ano. Zona Euro contraiu 3,1%

Enquanto a economia da Zona Euro contraiu 3,1% nos primeiros três meses do ano, a portuguesa caiu 2,3%. Portugal registou a 8.ª maior quebra, igual à apresentada pela Alemanha.

A economia portuguesa contraiu 2,3%, em termos homólogos, no primeiro trimestre do ano, em resultado da crise provocada pela pandemia do novo coronavirus. Apresentou a oitava maior quebra entre os países do euro, igual à apresentada pelo motor da região, a Alemanha, num período em que a riqueza do conjunto dos países da Zona Euro encolheu 3,1%, revela o Eurostat.

Inicialmente, o INE tinha apontado para uma contração de 2,4%, mas esse valor foi revisto em baixa, para 2,3%. Esta quebra, provocada pela quase paragem da economia na segunda metade do mês de março, é igual à reportada pela Alemanha no mesmo período. Mas é bem menos expressiva do que as apresentadas por Espanha, França e Itália.

De acordo com os dados do Eurostat, a economia espanhola encolheu 4,1% no primeiro trimestre, menos que os 5% de França, enquanto Itália, o país europeu mais fustigado pela pandemia de Covid-19, viu o seu PIB cair 5,4%.

Pandemia castiga economia dos países do euro

Fonte: Eurostat

O forte impacto do vírus nas maiores economias do euro levou a Zona Euro a contrair 3,1% nos primeiros três meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação homóloga, só no terceiro trimestre de 2009, em plena crise económica, houve uma contração maior, com o PIB a cair 4,5% na Zona Euro e 4,4% na UE — caiu 2,6% neste trimestre.

Muitos dos países do euro contraíram, mas há alguns que conseguiram, ainda assim, crescer neste período em que a pandemia já se fez sentir. É o caso de Malta, Chipre, Lituânia e Irlanda. Mesmo num contexto adverso, a economia irlandesa conseguiu apresentar uma variação homóloga positiva de 4,5%, revelam os dados do Eurostat.

(Notícia atualizada às 10h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB português teve a 8.ª maior queda do euro no arranque do ano. Zona Euro contraiu 3,1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião