App para rastrear Covid-19 pode estar validada no final do mês, diz ministro da Ciência e Tecnologia
O processo da aplicação que rastreia contactos com infeções está atualmente a ser analisado na Comissão Nacional de Proteção de Dados.
A app para rastrear os contactos contactos de infeção por Covid-19 poderá já estar validada no final de junho, adiantou Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em entrevista ao podcast do PS, Política com Palavra. O processo está atualmente a ser analisado na Comissão Nacional de Proteção de Dados.
“Espero que talvez na última semana de junho tenhamos já o processo devidamente validado, não apenas tecnicamente, mas também ao nível do gabinete de cibersegurança e da Comissão Nacional de Proteção de Dados“, disse Manuel Heitor, salientando que este processo é “inédito”.
A aplicação StayAway, que informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias, segue “os princípios de ser voluntário, não discriminatório e com garantia da privacidade dos dados”, garantiu. O ministro mostra-se também confiante de que “há uma grande apetência da população portuguesa para vir a adotar esta aplicação”.
Questionado sobre se iria descarregar a app e utilizá-la, Manuel Heitor respondeu que “certamente que sim”, apontando que se verá “um conjunto de setores e instituições públicas e privadas a recomendar a sua utilização”. A aplicação tem dois níveis, sendo que poderá apenas descarregar e ligar-se ao sistema, e depois informar no caso de ser contagiado.
“Os mecanismos são bastante promissores, neste momento temos só duas apps já disponíveis a nível europeu”, recorda o ministro, que sublinha que em Itália, passados dois dias, já tinham sido registados mais de um milhão de utilizadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
App para rastrear Covid-19 pode estar validada no final do mês, diz ministro da Ciência e Tecnologia
{{ noCommentsLabel }}