Parlamento vai pedir documentos em falta sobre o Novo Banco

  • ECO
  • 18 Junho 2020

Deputados aprovaram requerimento do Bloco para ter acesso a outros dois documentos sobre a venda do Novo Banco: o acordo parassocial e o acordo de servicing relativo à gestão dos ativos tóxicos.

O Parlamento pediu o acesso a vários documentos em falta respeitantes ao contrato de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star, depois de a Comissão de Orçamento e Finanças ter aprovado por unanimidade o requerimento apresentado esta quarta-feira pelo Bloco de Esquerda, avança o Expresso.

O Fundo de Resolução enviou esta terça-feira dois contratos relacionados com a venda do banco, em 2017: em concreto, o organismo liderado por Máximo dos Santos enviou para a Assembleia da República o contrato de compra e venda e ainda o acordo de capital contingente ao abrigo do qual o Novo Banco tem recebido injeções milionárias do Fundo de Resolução.

Ainda assim, os bloquistas notaram que não foi enviada toda a documentação relativa ao processo e apresentaram um requerimento no sentido de ter acesso a outros dois documentos: o acordo parassocial e o acordo de servicing relativo à gestão operacional dos ativos do acordo de capitalização contingente.

Segundo o BE, “os dois últimos documentos, apesar de mencionados na carta que enquadra a resposta do Fundo de Resolução, não foram enviados à Assembleia da República”, tendo solicitado o seu envio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento vai pedir documentos em falta sobre o Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião