Costa aproxima-se de Marcelo na aprovação dos eleitores

  • ECO
  • 19 Junho 2020

A confiança dos eleitores refere-se, não só a António Costa, mas também ao partido que lidera. Se houvesse novas eleições, o PS venceria de forma confortável.

A crise do coronavírus mudou a avaliação que os eleitores fazem dos líderes partidários e quem mais ganhou foi António Costa. A conclusão é do barómetro da Aximage para o Jornal Económico (acesso pago), que indica que o primeiro-ministro tem já um nível de aprovação próximo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O líder do Executivo subiu para 15,9 pontos (contra 9,8 pontos em março, antes do início da pandemia), enquanto o Chefe de Estado aumentou a confiança para 17,1 (face aos anteriores 15,6).

Atrás fica o presidente do PSD Rui Rio, que também melhorou a avaliação, mas para apenas 12,9 pontos (contra 8,9 em março). A confiança dos eleitores refere-se, não só a António Costa, mas também ao partido que lidera. Se houvesse novas eleições, o PS venceria de forma confortável. Essa é a conclusão da sondagem da Aximage, mas também do barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios.

O partido de António Costa mantém-se como o partido que acolhe mais intenções de voto dos eleitores em Portugal, apesar de ter registado, em junho, um recuo de três décimas face a maio para 40%, de acordo com o barómetro da Intercampus. Em sentido contrário, o PSD subiu oito décimas para 24,1%. Já o Bloco de Esquerda inverte a tendência de queda registada nos dois meses anteriores e reúne 9,8% das intenções de voto, seguido do Chega com 6,8% e da CDU com 6,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa aproxima-se de Marcelo na aprovação dos eleitores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião