Lesados do BES recebem hoje a última tranche de 76,2 milhões do Fundo de Recuperação

  • ECO
  • 22 Junho 2020

Esta segunda-feira, o Fundo de Recuperação vai pagar a terceira e última tranche aos investidores que compraram papel comercial da Rioforte e da Espírito Santo International.

O Fundo de Recuperação, que representa os lesados do Banco Espírito Santo (BES), vai pagar esta segunda-feira a terceira e última prestação aos lesados do papel comercial que investiram nas empresas Rioforte e ESI (Espírito Santo Internacional) no valor de 76,177 milhões de euros, avança o Jornal Económico (acesso livre).

Ao final do dia, o Ministério das Finanças confirmou o pagamento da última prestação, sublinhando que o impacto já se encontrava previsto no Orçamento do Estado para 2020 e que o Governo dá assim “cumprimento integral ao compromisso assumido com os lesados do papel comercial do BES” e reforça, ao mesmo tempo, “a confiança dos cidadãos nas instituições e nos produtos financeiros”.

Depois da primeira prestação de 50% ter sido paga em 2018, e da segunda de 25% ter sido paga um ano depois, esta segunda-feira o fundo gerido pela Patris SGFTC vai transferir os restantes 25%, ou seja, mais de 76 milhões para os clientes que compraram papel comercial aos balcões do banco que colapsou em 2014.

No conjunto das três tranches, o Fundo de Recuperação, que tem como objetivo mitigar as perdas relacionadas com a aquisição de papel comercial emitido pelas empresas Espírito Santo International e pela Rioforte, já pagou 297,7 milhões de euros aos lesados do papel comercial aos cerca de 2.000 clientes que compraram 400 milhões de euros em títulos dessas empresas aos balcões do BES.

(Notícia atualizada às 19h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lesados do BES recebem hoje a última tranche de 76,2 milhões do Fundo de Recuperação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião