2ª edição do Portugal FinLab atrai menos candidatos

  • ECO Seguros
  • 24 Junho 2020

O número de candidatos à 2ª edição do Portugal FinLab diminuiu 18% face ao total de projetos que se apresentaram a concurso em 2019.

Com o prazo da segunda fase de candidaturas à edição anual do concurso concluído a 29 de maio, decorre agora a notificação dos candidatos acolhidos e, entre 2 e 6 de julho, acontecem os pitch days (sessões de apresentação e defesa dos projetos pré-selecionados), estando previsto que, no final de julho, os cinco candidatos selecionados serão notificados.

De acordo com dados preliminares divulgados pelos organizadores do Portugal FinLab (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões; CMVM e Banco de Portugal), 32 startups de tecnologia financeira (fintechs) apresentaram -se este ano ao concurso (21 na 1ª fase e 11 na 2ª fase do concurso à presente edição), menos 18% face às 39 que acorreram às duas fases da edição anterior.

Por origem geográfica dos candidatos, Portugal é origem de 64% dos candidatos, os restantes 36% vêm do estrangeiro. Quanto aos segmentos de inovação que se apresentaram a concurso, a área “pagamentos” reúne 37% do total, destacando-se dos demais (mercados de capitais e gestão de património; operações bancárias de depósitos e crédito, operações intersetoriais e regtech).

Na primeira fase de candidaturas a esta segunda edição do evento foram pré-selecionados os projetos das startups Alfredo; iwels; MContabilidade; Coverflex e Criptalia.

O Portugal Finlab é um Innovation Hub que pretende ser uma ponte ou um canal privilegiado de comunicação e colaboração entre inovadores e os três reguladores do sistema financeiro nacional (BdP; CMVM e ASF), “procurando-se que seja uma plataforma eficiente, rápida e eficaz, com vista ao esclarecimento de questões que se enquadrem no quadro regulatório nacional”, explica uma nota da ASF.

A non-profit Portugal Fintech colaborou no lançamento do projeto e na 1ª edição do Portugal FinLab, mas já não integra a organização.

De acordo com a agenda da organização, entre 2 e 6 de julho decorre o Pitch Day, com a apresentação dos projetos pré-selecionados. O pitch constitui também o momento para reforçar a promoção do diálogo entre reguladores e inovadores (start-ups e instituições incumbentes) e para se obterem esclarecimentos adicionais sobre as candidaturas.

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