Suíça lança app de “contact tracing” esta quinta-feira

  • Lusa
  • 24 Junho 2020

A Suíça vai lançar uma aplicação de "contact tracing" a partir desta quinta-feira, anunciou o Governo do país. O país já tem 31.300 casos de Covid-19.

O Governo suíço anunciou a utilização generalizada da aplicação de alerta Covid-19, conhecida como SwissCovid, a partir de quinta-feira, numa tentativa de evitar uma segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus. O uso da aplicação pela generalidade da população suíça representa o culminar de um processo longo, em que o parlamento teve de decidir, no início de junho, pela primeira vez sobre a utilização desta tecnologia.

A aplicação utiliza a tecnologia Bluetooth (que permite que dois dispositivos eletrónicos comuniquem a curta distância) para seguir os contactos de uma pessoa que tenha apresentado resultados positivos no teste ao novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19. Uma vez instalada nos telemóveis, a SwissCovid alerta quem esteve muito próximo de uma pessoa infetada durante um período. A sua utilização é voluntária e a informação não é armazenada.

A Suíça soma 31.300 casos de Covid-19 desde o início da pandemia e regista 1.680 mortos, numa população de 8,5 milhões de habitantes. O Governo decidiu também que os testes para detetar a doença serão gratuitos para toda a população.

A Suíça não adotou medidas de confinamento tão rigorosas como outros países europeus, mas impôs restrições, como o encerramento de escolas e lojas, que têm vindo a ser gradualmente levantadas desde 27 de abril. As medidas de barreira continuam a ser recomendados, assim como o uso de máscaras quando é impossível manter a distância física regulamentar de 1,5 metros.

A Suíça abriu as fronteiras em 15 de junho aos viajantes da União Europeia, do Reino Unido e da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA, na sigla em inglês), ou seja, Islândia, do Liechtenstein e da Noruega. Esta quarta-feira, o Governo deu mais um passo em frente ao anunciar o levantamento total das restrições à admissão de trabalhadores de países terceiros e da EFTA em 06 de julho. Contudo, os nacionais destes países ainda não poderão passar férias na Suíça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíça lança app de “contact tracing” esta quinta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião