Margem de lucro das empresas na Zona Euro teve maior queda da série no primeiro trimestre. Está nos 37,9%

Os efeitos da pandemia já se começaram a sentir nos primeiros meses do ano. A taxa de investimento das empresas na Zona Euro fixou-se, no primeiro trimestre, nos 25,5%.

A margem de lucro das empresas na Zona Euro teve a maior queda da série, que começou em 1999, no primeiro trimestre deste ano. Está nos 37,9%, o que compara com 39,6% registados nos últimos três meses de 2019, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira. Já a taxa de investimento das empresas teve uma queda ligeira.

Segundo o gabinete estatístico europeu, no trimestre em que começaram a ser adotadas medidas de confinamento devido à pandemia de Covid-19, a margem de lucro das empresas recuou, na área do euro, para os 37,9%, face aos 39,6% dos últimos três meses de 2019 e aos 39,7% do período homólogo, a maior quebra desde o início da série, em 1999.

Já a taxa de investimento das empresas na zona euro apresentou um comportamento misto, ao fixar-se, no primeiro trimestre do ano, nos 25,5%, em baixa face aos 25,8% do período anterior, mas acima dos 23,7% do homólogo. Este indicador tinha estado a registar uma tendência de crescimento, com picos em 2015 e 2017.

O impacto da pandemia nestes indicadores, recolhidos pelo gabinete de estatísticas da União Europeia e pelo Banco Central Europeu, deverá, também, sentir-se no trimestre seguinte, altura em que a maioria das economias europeias “parou”, com as medidas de restrição impostas para mitigar a propagação do novo coronavírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Margem de lucro das empresas na Zona Euro teve maior queda da série no primeiro trimestre. Está nos 37,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião