Primeiro-ministro francês demite-se. Macron prepara remodelação no Governo

  • ECO
  • 3 Julho 2020

Édouard Philippe apresentou a demissão esta sexta-feira, mantendo-se em "gestão corrente". Presidente Emmanuel Macron prepara-se para fazer uma remodelação no Governo francês.

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou a demissão esta sexta-feira, quando o Presidente Emmanuel Macron se prepara para fazer uma remodelação no Governo.

O Palácio do Eliseu anunciou em comunicado que Édouard Philippe manter-se-á em funções até à nomeação de um novo primeiro-ministro. Adiantou ainda que o próximo líder do Executivo será designado dentro de horas.

“O senhor Édouard Philippe apresentou neste dia a demissão do Governo ao Presidente da República, que a aceitou. Garantirá, junto dos membros do Governo, a gestão dos assuntos corrente até à nomeação de um novo Governo“, refere um comunicado da Presidência da República.

A permanência de Édouard Philippe à frente do Governo francês já estava a ser questionada há algumas semanas, depois de Macron ter declarado em meados de junho que pretendia “reinventar” a sua presidência.

Nas remodelações de Governo em França, o primeiro-ministro apresenta a sua demissão antes das novas designações para o Executivo, embora ainda possa ser renomeado para o cargo.

Ainda não é claro se Édouard Philippe voltará a ser nomeado para o cargo de primeiro-ministro, mas os analistas sublinham que sua substituição poderá representa uma “jogada” de risco da parte de Macron, tendo em conta que Philippe regista maior índice de popularidade que o Presidente da República.

A remodelação no Governo francês surge depois de no passado fim-de-semana Macron e o partido Movimento da República em Marcha terem sofrido uma derrota nas eleições municipais em todo o país. O único ponto positivo para Macron foi mesmo a vitória de Édouard Philippe em na cidade de Le Havre.

(Notícia atualizada às 9h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro-ministro francês demite-se. Macron prepara remodelação no Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião